Reitor da Católica de Jaraguá do Sul fala sobre edital de medicina

Reitor Católica Jaraguá do SulO Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul é uma das instituições interessadas na abertura do curso de medicina na cidade. O reitor da instituição, Robert Burnett, participou da Tribuna Popular da sessão de terça-feira (04/08), na Câmara de Vereadores, para falar sobre o edital em que a universidade se inscreveu para a implementação do curso Católica de Jaraguá do Sul.

O resultado preliminar do Edital de Medicina foi divulgado no dia 10 de julho. Segundo Robert, muitas partes do projeto enviado pela instituição foram ignoradas, o que causou perda de muitos pontos. “Nossa avaliação foi feita com desleixo e falta de zelo”, afirma. “Se isso não tivesse acontecido, a Católica de Jaraguá do Sul teria conquistado o primeiro lugar com facilidade”, considerou.

Depois de apresentar alguns exemplos, Robert afirmou que, no mínimo, a instituição está em pé de igualdade com os concorrentes. “Um recurso foi enviado ao Ministério da Educação, mas não haverá resposta antes da homologação do vencedor”, afirmou. Além disso, segundo o Reitor, outras instituições estão recorrendo à justiça para impugnação do edital.

O vereador Jair Pedri solicitou alguns esclarecimentos ao representante da instituição universitária. Os questionamentos foram sobre a constituição da comissão de avaliação  e a possibilidade de adiamento da homologação da instituição vencedora. Robert afirmou que a comissão era presidida pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, mas que foram solicitadas consultorias para a realização da avaliação. “Eu acredito que dificilmente a data de homologação seja mantida, já que muitas instituições estão recorrendo”, afirmou.

O vereador Pedro Garcia questionou o valor de investimento previsto para o projeto. Como revelou o reitor, o previsto é entre de R$ 13 e R$ 14 milhões com recursos próprios.

O vereador João Fiamoncini contou que realizou contato com o deputado Pedro Uczai para adquirir mais informações sobre o assunto. “A informação foi que os deputados de Santa Catarina já foram acionados para auxiliar nesse processo”, disse o vereador.

A presidente da Casa, Natália Petry, afirmou que a Católica de Santa Catarina de Jaraguá do Sul tem apoio político da Câmara de Vereadores. “Será feito contato com os deputados mais próximos para realizar uma ação conjunta para que esse resultado seja justo”, finalizou. O resultado final do edital está previsto para o dia 28 de agosto.