Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Representante da AMA participa de Sessão Mirim

COMPARTILHE

Representante da AMA participa de Sessão Mirim

 

Na sessão ordinária da Câmara Mirim, nesta quarta-feira (13) tivemos a presença da presidente da Associação dos Amigos do Autista – AMA, Tania Krause. O requerimento foi do mirim Felipe Almeida Durães.

Tania falou sobre as atividades da entidade em Jaraguá do Sul e esclareceu dúvidas sobre o autismo. Ressaltou que em Jaraguá do Sul, a AMA foi fundada em 16 de setembro de 1991, a partir da necessidade de três famílias que tinham filhos que apresentavam o Transtorno do Espectro Autista e não encontravam atendimento adequado para a especificidade presente; sendo estes pais os sócios fundadores da entidade. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, que presta atendimento especializado voltados às pessoas com deficiências (TEA) e suas famílias. Possui uma diretoria voluntária na qual a atual Presidente é o Sra. Leila Modro.

Segundo a representante, os atendimentos são voltados à Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência com intuito da promoção e integração a inclusão à vida diária e comunitária. Objetivando é a redução das incapacidades, desenvolvendo as potencialidades e habilidades para propiciar a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA, bem como de seus familiares.

A AMA conta atualmente com 01 Diretora/ Psicopedagoga; 02 Psicólogas; 02 Terapeutas Ocupacionais; 01 Fonoaudióloga; 01 Assistente Social; 01 Pedagoga – Orientação Pedagógica; 02 Pedagoga; 01 Auxiliar Administrativo; 01 Zeladora; 01 Merendeira; 12 Pedagogos cedidos pela FCEE e atende 103   pessoas com a deficiência – Transtorno do Espectro Autista, juntamente com seus familiares.

 

O que é autismo? Gilbert

  • “O autismo é caracterizado por um déficit na interação social, que resulta em uma inabilidade para relacionar-se com o outro, que comumente vem acompanhado de falhas na comunicação e alteração de comportamento”.
  • É considerado um grave distúrbio da comunicação humana. Os sintomas variam amplamente, o que explica porque é referido ao autismo como sendo um espectro de transtornos, manifestando-se de diferentes formas, variando do mais alto ao mais leve grau de comprometimento.
  • O autismo pode ser definido pelo comprometimento de três áreas nobres do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e imaginação.
  • Ainda que não se conheça a cura para o autismo, existem métodos que visam proporcionar à pessoa com a síndrome a superação de suas limitações e, dentro de suas potencialidades, o desenvolvimento de independência, facilitando o seu convívio com o meio que a cerca.

 

Na sessão tivemos também a presença de um grupo de adolescentes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Ilha da Figueira, acompanhados pelas Professoras Maria Elisabeth Borba e Fraia Evald.