Representante da AMA participa de Sessão Mirim

Representante da AMA participa de Sessão Mirim

Na sessão ordinária da Câmara Mirim, nesta quarta-feira (13) tivemos a presença da presidente da Associação dos Amigos do Autista – AMA, Tania Krause. O requerimento foi do mirim Felipe Almeida Durães.

Tania falou sobre as atividades da entidade em Jaraguá do Sul e esclareceu dúvidas sobre o autismo. Ressaltou que em Jaraguá do Sul, a AMA foi fundada em 16 de setembro de 1991, a partir da necessidade de três famílias que tinham filhos que apresentavam o Transtorno do Espectro Autista e não encontravam atendimento adequado para a especificidade presente; sendo estes pais os sócios fundadores da entidade. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, que presta atendimento especializado voltados às pessoas com deficiências (TEA) e suas famílias. Possui uma diretoria voluntária na qual a atual Presidente é o Sra. Leila Modro.

Segundo a representante, os atendimentos são voltados à Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência com intuito da promoção e integração a inclusão à vida diária e comunitária. Objetivando é a redução das incapacidades, desenvolvendo as potencialidades e habilidades para propiciar a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA, bem como de seus familiares.

A AMA conta atualmente com 01 Diretora/ Psicopedagoga; 02 Psicólogas; 02 Terapeutas Ocupacionais; 01 Fonoaudióloga; 01 Assistente Social; 01 Pedagoga – Orientação Pedagógica; 02 Pedagoga; 01 Auxiliar Administrativo; 01 Zeladora; 01 Merendeira; 12 Pedagogos cedidos pela FCEE e atende 103   pessoas com a deficiência – Transtorno do Espectro Autista, juntamente com seus familiares.

O que é autismo? Gilbert

• “O autismo é caracterizado por um déficit na interação social, que resulta em uma inabilidade para relacionar-se com o outro, que comumente vem acompanhado de falhas na comunicação e alteração de comportamento”.
  • É considerado um grave distúrbio da comunicação humana. Os sintomas variam amplamente, o que explica porque é referido ao autismo como sendo um espectro de transtornos, manifestando-se de diferentes formas, variando do mais alto ao mais leve grau de comprometimento.
  • O autismo pode ser definido pelo comprometimento de três áreas nobres do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e imaginação.
  • Ainda que não se conheça a cura para o autismo, existem métodos que visam proporcionar à pessoa com a síndrome a superação de suas limitações e, dentro de suas potencialidades, o desenvolvimento de independência, facilitando o seu convívio com o meio que a cerca.

Na sessão tivemos também a presença de um grupo de adolescentes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Ilha da Figueira, acompanhados pelas Professoras Maria Elisabeth Borba e Fraia Evald.