Requerimentos são protocolados por vereadores mirins

Na última sessão da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul na quarta-feira (5), foi apresentado o requerimento nº 002/2023 pela vereadora mirim Bianca Ropelato (E.E.B. Euclides da Cunha). O requerimento tem como objetivo encaminhar ao presidente da Câmara, Luis Fernando Almeida, a sugestão de um projeto de lei ordinária que visa instituir o mês da conscientização da importância da reciclagem no município de Jaraguá do Sul. Segundo a vereadora mirim, a proposta tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da reciclagem e seus benefícios para o meio ambiente. A ideia é que o mês da conscientização da reciclagem seja realizado anualmente, com atividades e campanhas educativas para incentivar a prática da reciclagem no município.

O projeto de lei proposto por Bianca prevê a realização de atividades em escolas, empresas e instituições públicas e privadas, além da promoção de campanhas de conscientização nas mídias sociais e outros meios de comunicação. A iniciativa também busca fomentar a criação de novos pontos de coleta seletiva e ações para a destinação adequada de resíduos sólidos.

A matéria apresentada pela vereadora mirim deve ser votada em breve pelos demais mirins.

Além desse, outro requerimento também foi protocolado durante a última sessão pelo mirim Vitor Neves Höpner (E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch). Ele solicita à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo informações acerca do que está sendo planejado para facilitar a travessia dos pedestres no trajeto que compreende a rotatória entre as fases 1 e 3 do Parque Linear Via Verde, no bairro Ilha da Figueira.

De acordo com o vereador mirim, a região tem sido alvo de críticas e reclamações devido à falta de sinalização e faixas de pedestres, o que dificulta a travessia e coloca em risco a segurança das pessoas que transitam pela região. Em breve, esse requerimento também irá para votação em plenário. Quando aprovado, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo deverá fornecer as informações solicitadas para que o parlamentar mirim possa acompanhar de perto as ações que estão sendo tomadas para melhorar a segurança dos pedestres na região.