Na sessão dessa terça-feira (2), a vereadora Professora Natália Lucia Petry (MDB) comentou os resultados alcançados por Jaraguá do Sul nos JASC, os Jogos Abertos de Santa Catarina. As competições aconteceram de 18 a 29 de novembro em Chapecó (SC) e envolveram mais de 16 mil pessoas.
Os atletas jaraguaenses somaram 101 pontos, alcançando a sexta posição geral. A vereadora ressaltou que, apesar de o município não ter a tradição de investir em equipes adultas, os desportistas trouxeram resultados positivos para a cidade. “Foram 92 medalhas pela delegação jaraguaense, sendo 38 de ouro, 25 de prata e 25 de bronze. Além disso, foram 11 troféus com quatro de primeiro lugar, quatro de segundo e três de terceiro”, afirmou.
A natação masculina e feminina, tiro com armas longas, basquete 3×3 masculino conquistaram o primeiro lugar em suas competições, e os bronzes foram conquistados pelas equipes de atletismo masculino, tênis de mesa, vôlei de praia masculino, xadrez feminino. Uma das posições do terceiro lugar também ficou com a equipe do futebol feminino.
A parlamentar defendeu os investimentos realizados no futebol feminino no município. “Nós temos que fazer base, oportunizar as nossas crianças, adolescentes e lá na frente termos um plantel para disputarmos todas as competições. Então, o futebol feminino foi vice-campeão dos joguinhos, foi campeã da Olesc e agora terceiro lugar no Jogos Abertos de Santa Catarina. Então, um trabalho hercúleo aí da nossa equipe”, garantiu.
Ela sublinhou o trabalho do nadador Gilherme Gustavo, eleito atleta destaque da categoria masculina, com quatro medalhas de ouro. Natália recordou a trajetória do desportista. “Ele foi aluno lá da escola Gertrudes Milbratz, nadou por muitos anos na base aqui e ele continua sendo atleta nosso de Jaraguá do Sul, mas ele foi convidado pelo Clube de Regatas Flamengo para disputar as competições nacionais e internacionais pelo clube Flamengo e ele continua vinculado a Jaraguá do Sul para disputar os jogos abertos”, explicou.
A vereadora parabenizou o governo do Estado e a Fundação Estadual do Esporte pelo desenvolvimento à área fomentado em Santa Catarina. Petry lamentou que Jaraguá do Sul não tenha sediado os Jogos Abertos nos últimos anos, apesar de ter sido selecionada para a edição de 2020, cancelada por conta da pandemia de Covid-19.