Uma reunião de pais marcou o começo das atividades da Câmara Mirim em 2026 na noite dessa terça-feira (9). Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na sede do Legislativo, onde o coordenador do projeto, Joel Luís Corrêa, explicou as ações que serão promovidas com os jovens parlamentares ao longo do ano.
Corrêa delineou as ações dos legisladores mirins: eles poderão elaborar propostas de leis, indicar melhorias para o município, conhecer melhor suas comunidades e dialogar com as autoridades locais. Essa série de ações busca inserir os estudantes no cotidiano do Legislativo, colocando-os em um ambiente onde eles podem trabalhar ativamente para o fortalecimento da comunidade.
Além disso, os mirins também participarão de encontros com câmaras mirins de outros municípios, assim como reuniões itinerantes e visitas a instituições. Para participar do projeto, os jovens recebem material de expediente, vale-transporte, lanches e uniformes, e devem demonstrar comprometimento, justificando faltas, mantendo as obrigações escolares e comparecendo às reuniões e atividades de forma pontual.
O presidente da casa, vereador Charles Salvador (PSDB), também esteve presente na reunião e deu as boas-vindas ao pais. Ele confirmou que os mirins desse ano irão a Brasília em data a ser definida. A viagem à capital federal é uma forma de aproximar a juventude da realidade política do país e promover uma imersão na realidade dos três poderes, reforçando os valores democráticos e cidadãos do programa.
O presidente da Escola do Legislativo Vereador Professor Balduíno Raulino, vereador Professor Fernando Alflen (PL), também participou da reunião e reforçou a importância do programa para a educação política da juventude jaraguaense.
A primeira atividade dos mirins está marcada para esta quarta (11), quando eles começarão a ter os primeiros contatos com as funções que exercerão nesse ano. A posse dos vereadores mirins deve ocorrer em 11 de março, às 14h, com transmissão ao vivo da TV Câmara Jaraguá.
Confira quem serão os vereadores e suplentes mirins de 2026:
-
Elias Zech Marschner e Khamylle Ferraz de Almeida (EEB Alvino Tribess);
-
Agatha Erdmann e Lívia Pereira de Almeida Köhler (EEB Elza Granzotto Ferraz);
-
Amanda Fuechter e Henzo Gabriel Rux (EEB Professor João Romário Moreira).
-
João Vitor da Silva Nunes Borges e Amanda Jung Klein (EMEB Francisco de Paula);
-
Yuri da Silva Olinger e Gabriela Alejandra Gaetano Hernandez (EMEB Frei Aurélio Stulzer);
-
Roberta Mello Marinho e Ana Carolina Martins Santana da Silva (EMEB Loteamento Amizade);
-
Maria Helena Martins e Yasmin Winter Fischer (EMEB Maria Nilda Salai Stähelin);
-
Sarah Monique Petris e Giullia Louize Pereira (EMEB Ricieri Marcatto);
-
Laura Morais Barros de Jesus e Nicolas Eich de Oliveira (EMEB Waldemar Schmitz).
-
Alice Ambriola e João Pedro Peggau (Colégio Alfa);
-
Isadora Sophia Narloch e Hannah Vitoria de Souza Schramm (Colégio Marista São Luís).