Reunião marca início de implantação do Sistema Legislativo Digital

Na manhã desta quarta-feira (23), o presidente do Legislativo de Jaraguá do Sul, Onésimo Sell (MDB), e servidores da Câmara Municipal se reuniram para assistir a uma apresentação da equipe de Tecnologia da Informação da Câmara e do diretor de Desenvolvimento da empresa Lancer, Ronnie Gauche, sobre o Sistema Legislativo Digital. O diretor de Decisões Administrativas da Prefeitura, João Berti, também participou do encontro, já que o software vai integrar Legislativo e Executivo.

O Sistema vai permitir que todo o processo de tramitação dos projetos de lei e de outras matérias na Câmara seja realizado de forma 100% digital. Isso vai gerar economia para a Casa de Leis, já que não será mais necessária a impressão de papel sulfite em nenhuma etapa do processo legislativo.

Na reunião, Ronnie Gauche apresentou a interface do aplicativo Legislador que será disponibilizada para os vereadores e servidores. Nele, os parlamentares e funcionários poderão protocolar os projetos, fazer o envio de respostas a requerimentos, indicações e pedidos de informação, entre outras funcionalidades, tudo com assinatura digital. O aplicativo é o mesmo já disponível nas lojas de apps para a população.

Os parlamentares também serão avisados por notificações em seus celulares quando uma matéria ou uma resposta da Prefeitura forem protocoladas. Eles poderão assinar documentos de forma digital diretamente de seus celulares. Isso dará aos vereadores mais agilidade no trâmite dos projetos, já que não será mais preciso ter que se deslocar a setores da Câmara Municipal para assinar algum documento físico.

“Este é um marco para a desburocratização do trâmite de projetos de lei entre os poderes Legislativo e Executivo que irá gerar mais economia, agilidade, controle e transparência”, ressaltou Sell.

Também na tarde desta quarta-feira, na Prefeitura, a equipe de TI e Gauche farão a apresentação do Sistema para funcionários do Gabinete do Prefeito. Os vereadores e servidores – tanto do Legislativo, quanto do Executivo – ainda vão passar por treinamento para operar o software. A partir disso, o Sistema Legislativo Digital já estará pronto para começar a funcionar.

Links para baixar o app Legislador: