Rincos cobra acessibilidade em salas de cinema

Na sessão ordinária dessa quinta-feira (22), o vereador Arlindo Rincos (PSD) fez uma alerta sobre a Instrução Normativa 128/2016 da Agência Nacional do Cinema (Ancine) que prevê que todas as salas de cinema do país tenham acessibilidade para deficientes visuais e auditivos até o dia 1° de janeiro de 2020. Segundo o parlamentar, ele e o presidente da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul, Paulo Sérgio Praxedes, vão visitar e cobrar do cinema e dos locais onde haja exibição de filmes no município a adesão a esta normativa. A normativa ainda prevê que 35% das salas de grandes complexos e 30% dos menores já tenham acessibilidade até o dia 16 de setembro.

Porém, para Rincos, só isso não basta, já que uma normativa ainda pode ter pouca força e ser contestada na Justiça. Ele afirma que é preciso fazer com que essa regulamentação vire lei. Com uma legislação obrigando as salas de cinema a terem 100% de acessibilidade, o vereador acredita que será mais seguro juridicamente cobrar das empresas o atendimento à demanda.

Link da sessão: https://youtu.be/m1IznWyIDLg?t=200