Rotaract Club participa de sessão mirim na Câmara de Jaraguá do Sul

O Rotaract Club de Jaraguá do Sul participou da sessão mirim desta quarta-feira (13) na Câmara Municipal da cidade. O presidente, Gabriel Socreppa Will, foi responsável por apresentar a entidade aos jovens parlamentares. Ele destacou o propósito e a história do Rotaract. Fundado em 13 de março de 1968 na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a instituição é um programa do Rotary International. Seu nome deriva da expressão “Rotary in Action” (Rotary em Ação), e seu lema, “companheirismo através do servir, servir através do companheirismo”, traduz a essência de suas ações.

A entidade reúne jovens, proporcionando um espaço de intercâmbio de ideias, o aprimoramento de habilidades de liderança, a assistência ao próximo e momentos de diversão ao longo dessa jornada. Os Rotaract Clubs administram suas operações, gerenciam seus fundos e planejam atividades e projetos alinhados a causas relevantes para a comunidade.

Durante sua apresentação, Gabriel ressaltou alguns dos projetos notáveis que o Rotaract de Jaraguá do Sul tem promovido. Um deles é o “Você me escuta?”, uma parceria com o CVV (Centro de Valorização da Vida) para a criação de isolamento acústico em ambientes de atendimento, um projeto com um custo superior a 20 mil reais, visando proporcionar um espaço mais acolhedor e tranquilo para pessoas que buscam ajuda no Centro.

Outro projeto é o “Liberte o fluxo”, que nasceu a partir de uma sugestão de uma vereadora mirim em 2021. Este projeto já resultou na coleta de mais de 10 mil absorventes para distribuição em escolas municipais, contribuindo para a saúde e bem-estar de jovens estudantes. O projeto é tão significativo que ele continua em vigor até hoje.

Gabriel afirmou que a participação do Rotaract Club na sessão mirim da Câmara Municipal foi um momento de compartilhamento de conhecimento e inspiração para os jovens parlamentares. Para ele, este é uma oportunidade fundamental para divulgação dos trabalhos da instituição.

“Ter esta visibilidade nos abre muitas portas. Abre portas às vezes para um empresário que pode patrocinar um projeto, para conhecer um vereador mirim que pode nos dar uma sugestão de melhoria na comunidade, então para nós é de extrema relevância”, enfatizou.