Ruas fora do mapa, investimento em educação e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (03) na Câmara Municipal.

RUAS FORA DO MAPA

Eugênio Juraszek (PP) disse que a Prefeitura fez um novo mapa para a região do Garibaldi com as novas ruas e vias existentes. Porém o vereador advertiu sobre a falta de nomeação de algumas ruas. Segundo ele, há na região algumas vias que não tem nomes e por isso não são registradas no mapa. Isso causa transtornos aos moradores, explica Juraszek, que têm dificuldades em receber as correspondências, pedir melhorias como patrola e macadame. Juraszek sugeriu uma alteração na Lei Orgânica do município para que seja possível nomear essas ruas.

MARUINS

Juraszek também detalhou a ideia da criação de um fundo municipal de combate ao maruim. O vereador afirma que a ideia foi proposta pelos próprios colonos, que são os que mais sofrem com o mosquito. Juraszek já conversou com o Executivo Municipal e assegurou que vai buscar caminhos para tornar o fundo uma realidade. Para ele, uma alternativa é envolver todos os municípios da região do Vale do Itapocu para que cada um contribua com a sua parte. Dessa forma, ele acredita que não ficará pesado para as contas desses municípios.

DESNÍVEL NOS TRILHOS DO TREM

Ronaldo Magal (PSD) ressaltou a manifestação da empresa Rumo Logística sobre o desnível nos trilhos do trem em Jaraguá do Sul. A empresa esclareceu que apenas substituiu os trilhos que já existiam e que a camada asfáltica é de responsabilidade da Prefeitura. A empresa colocou-se à disposição do poder público para melhorar os serviços.

DIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Magal ainda avisou que a comunidade São José Operário, no bairro Amizade, vai realizar a festa do dia do seu padroeiro no próximo domingo, 6 de maio. Haverá uma missa às 10h com benção de carteiras de trabalho e, em seguida, um almoço com galeto e churrasco.

MACARRONADA NA CASA PE. ALOÍSIO BOEING

Arlindo Rincos (PSD) também convidou a comunidade jaraguaense para a Macarronada da Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing, no bairro Nereu Ramos, que comemora os 12 anos da entidade. O evento ocorre no próximo domingo, 6 de maio, às 11h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O preço será de R$ 20,00 por prato. Rincos ainda solicitou para que o Executivo providencia uma ajuda financeira ou em oferta de serviços para a instituição que, segundo ele, está com dificuldades em suas contas.

Anderson Kassner (PP) relatou que a base do governo na Câmara reuniu-se com o prefeito Antídio Lunelli e que os parlamentares pediram um auxílio a essas entidades filantrópicas. Kassner disse que ainda não há posição sobre a possibilidade desse auxílio, mas que em breve o Executivo dará uma resposta.

SEGURANÇA EM JARAGUÁ DO SUL

Rincos ainda disse que foi procurado por um repórter de rádio do Ceará, por telefone, que o indagou sobre a segurança pública na cidade e os motivos que fazem o índice de violência ser tão baixo. Para o jornalista, é surpreendente que uma cidade brasileira com 170 mil habitantes tenha níveis tão altos de segurança pública. A resposta de Rincos foi o investimento em educação. Para o vereador, os gestores municipais sempre deram o valor devido à educação e souberam valorizar os profissionais da área. “Essa é a base transformadora da cidade”, concluiu.

Anderson Kassner (PP) fez coro ao parlamentar e afirmou que o município precisa continuar investindo na educação das novas gerações.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=CUZ-cjRAueo&t=3981s