Sala da Procuradoria da Mulher recebe o nome de Thalia Ferraz

Na sessão desta quinta-feira (18), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram um projeto de resolução que dá o nome de Thalia Ferraz à sala da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal jaraguaense. O projeto é de autoria das procuradoras da Mulher, vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo). Thalia foi vítima de um feminicídio no dia 24 de dezembro de 2020. Ela foi morta a tiros, aos 23 anos de idade, pelo ex-companheiro Paulo Hening, em frente a sua família.

Nina lembra que a jovem tinha deficiência auditiva, mas conseguiu se desenvolver e se comunicar através da Libras com muita eficiência. A parlamentar destaca que Thalia teve três filhos – um deles morreu aos 8 dias de vida. Ela também recorda que o que motivou Paulo Hening a cometer o feminicídio foi a não aceitação do rompimento da relação. Na véspera do natal de 2020, o criminoso invadiu a residência onde Thalia e a família estavam reunidas e efetuou os disparos contra a ex-mulher. Em 2021, a Justiça condenou Paulo a 27 anos e seis meses de prisão.

Para Nina, Thalia é o símbolo de uma triste realidade que acontece a cada dia em Jaraguá do Sul e no Brasil. A procuradora afirma que, junto com a vítima, também foram perdidos os seus sonhos, suas conquistas e os momentos únicos que ainda estavam por vir.

“Ao nomear a sala da Procuradoria da Mulher como Thalia Ferraz, estaremos prestando homenagem a essa vítima, mas também estaremos prestando homenagem a todas as mulheres caladas pela violência e aquelas que ainda são vítimas, mesmo que ainda em silêncio”, frisou.

O cartaz com a foto de Thalia fez parte do cenário da sessão desta quinta-feira Foto: Tiago Rosário/CMJS

A procuradora adjunta e vereadora Sirley Schappo destacou que a sala da Procuradoria da Mulher é utilizada para a realização de atendimentos individualizados. O espaço, que fica na sede da Câmara de Vereadores, oferece maior comodidade e mais privacidade às mulheres que procuram por ajuda, por estar isolado de outros setores do Legislativo. Ele também é repleto de informativos sobre leis e direitos femininos. A parlamentar ainda salienta que alguns atendimentos são feitos em locais fora da sede da Câmara, até mesmo nas próprias residências das denunciantes, por conta do receio que muitas têm ao falar sobre seus casos.

“Mas é importante termos esse espaço dentro da Câmara de Vereadores. Uma sala com material informativo sobre a questão da violência contra a mulher. Um espaço agradável em que a mulher se sinta confortável para contar o problema que ela está passando e podermos dar as orientações necessárias para elas buscarem os encaminhamentos para sair da situação que ela está vivendo”, explicou.

A sessão foi assistida por vários representantes de entidades ligados aos diretos das mulheres, como a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Letícia Santana, o diretor do IFSC Jaraguá do Sul, Delcio Demarchi, a representante do Coletivo Feminino, Marisa Lorenzetti, a advogada do Projeto Por Elas, Luana Casanova, e Estela Souza do Clube Soroptimista.

Quem também estavam na plateia era a sobrinha de Thalia, Larissa Santos, e a irmã da homenageada, Kathia Ferraz, que foi entrevistada pela TV Câmara Jaraguá do Sul e se mostrou muito emocionada com a homenagem. Kathia, que não esperava por algo assim, disse que abraçou a ideia desde o primeiro momento. “Todas as mulheres têm que procurar ajuda e nunca mais sofrer agressão. É muito emocionante e estou muito grata”, frisou.

A sala Thalia Ferraz oferece maior privacidade para que as procuradoras realizem os atendimentos Foto: Tiago Rosário/CMJS

A sala Thalia Ferraz fica no prédio da Câmara Municipal, na Rua dos Imigrantes, n° 500, no bairro Rau, anexo à Católica de Santa Catarina. Para agendar um atendimento, basta procurar as procuradoras da Mulher no telefone (47) 3307-3200 ou no email procuradoriadamulher@jaraguadosul.sc.leg.br.

Sessão:

Sessão Ordinária - 18/08/2022