Sala Lilás é inaugurada na Delegacia de Polícia de Comarca

Nesta semana, foi inaugurada a 29ª Sala Lilás de Santa Catarina, um espaço importante para oferecer atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência. Localizada junto à Delegacia de Polícia de Comarca (DPCo) de Jaraguá do Sul, a nova sala visa proporcionar um ambiente seguro e reservado, evitando que as vítimas sejam expostas durante o processo de denúncia e investigação.

O local foi projetado para oferecer suporte não apenas às mulheres, mas também às crianças que as acompanham durante os atendimentos. Cada Sala Lilás busca facilitar o acesso das mulheres aos serviços de assistência e proteção. Esses espaços são fundamentais para garantir que as vítimas sejam acolhidas de maneira adequada e recebam o suporte necessário para superar as dificuldades decorrentes da violência de gênero. Uma área lúdica foi especialmente criada para que as crianças possam permanecer enquanto suas mães recebem assistência.

Em Jaraguá do Sul, o atendimento será realizado pela 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por meio do “OAB por Elas”. Trata-se de um programa que busca oferecer assistência jurídica gratuita e especializada às mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas que são vítimas de violência doméstica, abuso sexual, feminicídio, entre outras formas de violência baseada no gênero.

Em entrevista à TV Câmara Jaraguá, a presidente da 23ª Subseção da OAB, Dra. Deborah Gumz Lazzaris Pinto, destaca a importância da Sala Lilás no Município. “É um projeto que nasce da percepção do acolhimento. Por exemplo, acontecem os fatos, as situações a qual a violência ocorre e as mulheres, em especial, precisam desse acolhimento. Elas buscam um local, onde possam relatar os fatos, se sentirem acolhidas, falar sobre o que aconteceu e com tranquilidade, receber as orientações para que deem os próximos passos.”

Segundo Deborah, o espaço é uma parceria entre a OAB local e a Polícia Civil, assim unindo esforços em busca do atendimento as mulheres vítimas de violência. “Anteriormente, a vítima realizava o boletim de ocorrência defronte as outras pessoas e as vezes, por questões intimas, aquilo se tornava humilhante. Então, em tratativas entre a 23ª Subseção da OAB e a Polícia Civil buscamos a solução para esse problema e hoje temos a Sala Lilás. Com isso, esperamos mapear as informações e trazer novas soluções para os atendimentos.”

A Sala Lilás de Jaraguá do Sul está situada na Rua Manoel Luiz da Silva, 230, no bairro Vila Nova, representando um marco importante na luta contra a violência de gênero na região.

Procuradoria da Mulher, também, tem sala de atendimento

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, possui um espaço dedicado ao apoio e atendimento de mulheres vítimas de violência. A Sala fica localizada na sede do Poder Legislativo Jaraguaense e recebe o nome de Thalia Ferraz, uma jovem que foi vítima de feminicídio em 24 de dezembro de 2020. Thalia, de apenas 23 anos, foi tragicamente morta a tiros pelo ex-companheiro, na frente de sua família, tornando-se um símbolo da luta contra a violência de gênero e uma lembrança dolorosa da urgência em proteger e apoiar as mulheres em situações de vulnerabilidade.