Saúde apresenta relatório de atividades

Audiência Pública 008

Na tarde desta terça-feira (24/02), o secretário municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai, apresentou no Plenário da Câmara de Vereadores, o relatório de atividades do terceiro quadrimestre de 2014. Acompanharam a audiência os vereadores Ademar Winter, Arlindo Rincos, Natália Petry e João Fiamoncini. De acordo com o representante do executivo, em 2014, na atenção básica foram 118.879 mil consultas médicas, 9.515 consultas para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento (puericultura), 9.552 mil pré-natais, 4.713 mil consultas domiciliares, além de 98.835 mil aferições de pressão, entre outras. Ele cintou ainda números de atendimentos realizados em saúde bucal. “Mais de 10 mil pessoas passaram pela primeira consulta odontológica em 2014, cerca de 91 mil pessoas participaram de ações coletivas de escovação dental supervisionada e 9.664 mil receberam restauração de dente permanente posterior. São número que vem crescendo a cada dia e que nossa rede vem atendendo com qualidade”, explicou Possamai.

No programa saúde da mulher, o secretário comentou que foram 622 consultas com mastologistas, 2105 consultas em atenção básica, 103 biópsias realizadas em colo do útero, vulva, pólipo e 161 cauterizações do coli uterino.

Nas consultas especializadas, Ademar Possamai detalhou que foram feitos 1.110 atendimentos pelo Consórcio Cis-Amunesc (Consultas, cirurgias e exames oftalmológicos), 1.587 atendimentos para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) = (atendimentos de usuários SUS de Jaraguá do Sul encaminhado a outros municípios) e faltaram em consultas especializadas no Centro Vida cerca de 1.944 pacientes, entre outros encaminhamentos realizados aos hospitais da cidade para média e alta complexidade”.

Ainda em 2014 foram 56.536 mil consultas especializadas e 48 mil atendimentos fisioterapêuticos. O secretário apresentou ainda que na área da saúde mental no total do quadrimestre a Saúde realizou 14.389 mil atendimentos tanto no CAPS II, CAPSad e no ambulatório de saúde mental infanto-juvenil. “Na farmácia básica foram 368.590 pessoas atendidas e nos trabalhos de saúde do trabalhador foram mais de 700 Inspeções sanitárias em indústrias e115 inspeções sanitárias no comércio”, enumerou.

Ainda em sua explanação sobre a vigilância em saúde, Possamai comentou que foram realizadas 2222 consultas médicas em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), 204 consultas em pediatria para pacientes verticalmente expostos/infectados pelo HIV/SIFÍLIS/HEPATITE, 924 consultas em gastroenterologia para pacientes portadores de Hepatites Virais e 320.928 preservativos distribuídos”.

Já em relação aos investimentos em saúde em Jaraguá do Sul, ele disse que houve um bom incremento de recursos na atual gestão. “No ano de 2012 foi investido cerca de 20,09% na área. Nó aumentamos estes investimentos em 2013 para 23,07% e em 2014 foram aplicados 24,01 % na saúde.