Saúde em pauta na Câmara de Vereadores

Atendendo requerimentos dos vereadores Ronaldo Magal e Eugênio José Juraszek, participaram da Sessão Ordinária desta quinta-feira (14), o Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Sr.  Agostinho Zimmermann e o Secretário Municipal da Saúde, Sr. Jonas Germano Schmidt. A intenção foi debater assuntos relacionados à saúde em Jaraguá do Sul.

Agostinho Zimmermann iniciou falando sobre as atribuições do Conselho Municipal de Saúde, frisou que é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do SUS, em cada esfera de Governo (Municipal, Estadual e Federal), sendo uma estância de fiscalização dos recursos públicos, autônomo e independente.

Também fez uso da palavra o vice-presidente do Conselho, Dr. Eduardo Bussmann, que ressaltou a necessidade de maior participação do Conselho nas decisões e encaminhamentos relativos à saúde em Jaraguá do Sul. O Conselho aponta as filas de espera para consultas e exames, como uma das principais demandas a serem resolvidas atualmente no município, juntamente com a ausência dos pacientes nas consultas agendadas.

Já o Secretário de Saúde, Jonas Germano Schmidt, ressaltou o considerável aumento na procura pela rede pública de saúde. Frisou os índices positivos em termos de resolubilidade nos atendimentos: 82% na tenção básica; 87% na pediatria e 96% em ginecologia.

Quanto aos recursos da secretaria, disse que estão escassos e constantemente são realocados, conforme a necessidade da pasta.

Jonas Schmidt também abordou a questão da falta de materiais nas unidades de saúde. “Estamos fazendo um controle pela conscientização neste sentido. Se você recebe um material fora do especificado tem que devolver. Medicamentos que vieram e lotes inteiros que retornaram por problemas”, alertou.

A Diretora de Saúde, Níura Sandra Demarchi ressaltou também a intenção da pasta em viabilizar o quanto antes um processo seletivo para contratação de médicos para os postos de saúde.

A Saúde em Números

237 mil procedimentos clínicos realizados neste ano;

264 mil atendimentos nas unidades de saúde

4.800 internações pelo SUS, de residentes em Jaraguá do Sul.

2.400 cirurgias

500 microcirurgias

Sete transplantes

Absenteísmo – redução de 4 a 5% nos índices

Atendimento de emergência nas unidades de saúde: passou de 3.500 para 8 mil.

R$15 milhões em convênios com os dois hospitais da cidade em 2017

R$ 77 milhões investidos no primeiro semestre, na saúde de Jaraguá do Sul

Tanto os vereadores, quanto os convidados da sessão, avaliaram de forma positiva o debate. “Momento histórico”, disse Agostinho Zimmermann. “Foi de suma importância”, concordou Jonas Germano Schmidt.