Secretaria de Assistência Social destaca Dia do Orgulho LGBTQIA+

A pedido da vereadora Nina Santin Camello (PP), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, liderada pelo secretário André de Carvalho Ferreira, esteve presente na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, nesta terça-feira (28), para destacar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e as atividades da pasta sobre o tema. A data foi escolhida por conta de uma grande manifestação, conhecida como a “Rebelião de Stonewall”, ocorrida em Nova York no dia 28 de junho de 1969.

A supervisora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Ribeirão Cavalo, Karina Mendes, foi quem usou a tribuna da Casa de Leis jaraguaense durante a sessão e apresentou aos parlamentares os atendimentos que os Cras e Creas do município fazem a qualquer munícipe que se identifique como LGBTQIA+ a fim de garantir os seus direitos. Ela afirma que a Secretaria tem feito um trabalho inédito em Jaraguá do Sul e em Santa Catarina de acolhimento a essa população que tem os seus direitos violados, oferecendo estratégias de enfrentamento a todo tipo de preconceito.

Equipe da Secretaria posou para foto com os vereadores após a sessão Foto: Tiago Rosário/CMJS

Karina ressaltou o evento realizado na cidade no Dia da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro de 2022, quando muitas pessoas puderam ser ouvidas e mostrar seus anseios em relação a sua situação no município. Ela também relatou que, desde março deste ano, os Cras veem realizando reuniões quinzenais para conversar com os LGBTQIA+, ajudando a fortalecer a autoestima e as suas relações sociais. Ela lembra que essas pessoas só querem acessar os serviços públicos a que têm direito sem serem discriminadas ou desrespeitadas.

Karina afirma que a população LGBTQIA+ pode procurar o Cras do seu território e também que as equipes estão se preparando para atendê-la e acolher as suas demandas da melhor forma. “Assim que elas enfrentarem qualquer dificuldade, em especial a retificação do nome social, por exemplo, ou fazer valer os seus direitos, podem estar procurando o Cras. O movimento LGBTQIA+ sempre procura por visibilidade porque a gente precisa fazer com que eles sejam vistos”, frisou.

Para a vereadora Nina, os números da violência contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil são alarmantes e vergonhosos. Por conta disso, a presença desse debate no Legislativo é fundamental para mudar essa realidade. “Ter trazido a equipe do Cras para falar sobre esse assunto hoje, que é o Dia dos LGBTQIA+, é muito importante, pois nós precisamos divulgar para a comunidade o trabalho que é realizado em prol dos LGBTQIA+”, alertou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 28/06/2022