Secretaria de Assistência Social é apresentada aos vereadores mirins

O secretário municipal de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, André de Carvalho Ferreira, participou da sessão da Câmara Mirim jaraguaense nesta quarta-feira (8). Ele apresentou os trabalhos realizados pela pasta no município e a dinâmica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que funciona em todas as prefeituras do país.

Ferreira explicou aos jovens parlamentares que o SUAS funciona quase da mesma forma que o SUS, com estruturas idênticas nos municípios brasileiros. Ele apontou que, assim como a Saúde tem as Unidades Básicas de Saúde, a Assistência Social tem os Cras e Creas, que atuam atendendo as pessoas em vulnerabilidade social. O secretário também ressaltou as diferenças entre as duas instâncias, já que o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) trabalha na prevenção das situações de vulnerabilidade e risco social e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atua tratando das consequências dos problemas sociais, quando a situação de violência ou de violação de direitos já aconteceu.

André Ferreira utilizou a tribuna da Câmara Mirim para apresentar a pasta Foto: Tiago Rosário/CMJS

O gestor ainda apresentou os números da Secretaria. Atualmente, o município conta com 35 clubes de idosos e 54 clubes de mães, que são auxiliados pela Secretaria de Assistência Social. Conforme conta André, durante os anos de 2020 e 2021, período bastante delicado por conta da pandemia de coronavírus, foram concedidos 123.213 auxílios-cidadão em Jaraguá do Sul, mais de R$ 9,5 milhões investidos. O benefício é dado às famílias que têm renda per capta de até meio salário mínimo e que estão em situação de vulnerabilidade social. Além disso, atualmente 2.300 famílias jaraguaenses recebem o Auxílio Brasil, concedido pelo Governo Federal, e 604 famílias já receberam o Auxílio Gás, criado em 2021.

O vereador Mirim João Danilo Heck (EMEB Gertrudes S. Milbratz) questionou Ferreira sobre o acolhimento aos moradores de rua em épocas mais frias como a que estamos passando no momento. O secretário explicou que existe um planejamento completo para assistir a essas pessoas e um serviço especializado de atendimento que funciona sete dias por semana e 24 horas por dia, além de abrigos institucionais para onde esses moradores de rua podem ser encaminhados. Ele lembra que Jaraguá do Sul é uma das poucas cidades que conta com um trabalho como esse.

Natália Mews (EEB Prof. João Romário Moreira) perguntou se há alguma previsão de construção de um Cras para os bairros Rio Cerro I e II. Segundo a mirim, hoje os moradores da localidade precisam ir até o bairro Jaraguá 84 para buscar o Cras mais próximo. André ressaltou que, apesar de não haver previsão de um Cras para os bairros citados por Natália, um novo veículo está sendo adquirido pela Secretaria para que as equipes dos Cras possam se deslocar até as comunidades mais distantes e fornecer os serviços a essa população.

Bruna Lazzarotto (EEB Julius Karsten) pediu para que o gestor especificasse os contatos que a pasta tem para atender aos casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes. Ferreira lembrou dos índices preocupantes que a cidade tem nas questões de violência infantojuvenil. Segundo informações da própria Assistência Social, em 2020, 65 casos de abuso infantil foram registrados no município. Em 2021, foram 38 ocorrências do tipo. E em 2022, apenas no primeiro trimestre, foram 36. André afirma que, além dos números do Disque 100 e do 190 da Polícia Militar, a população jaraguaense conta com o telefone do Conselho Tutelar, no 3409-0200, para onde qualquer pessoa pode ligar em caso de violência contra criança ou adolescente.

Ao final da sessão o secretário e sua equipe posaram para foto com os mirins Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Mirim - 08/06/2022