Secretaria de Saúde presta contas do 2° quadrimestre de 2022

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul apresentou os números de suas atividades durante o 2° quadrimestre de 2022 na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes o secretário da pasta, Alceu Moretti, a diretora administrativa, Vanessa Schwirkowsky, a diretora de gestão técnica, Fabiana Conrado, o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, e a diretora de Saúde, Amanda Lemos Mello. A audiência foi presidida pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo jaraguaense, Jonathan Reinke (Podemos).

Os dados apresentados evidenciam a retomada da normalidade nos serviços do setor após a pandemia de Covid-19. Eles mostram que os atendimentos médicos na Atenção Primária, por exemplo, cresceram 29% em comparação com o segundo quadrimestre do ano passado e quase o dobro que no retrasado. Em 2020 foram feitos 33.087 atendimentos na Atenção Primária; em 2021 foram 45.173; e em 2022, 58.400. Contudo, a retomada da normalidade fez os procedimentos de urgência diminuírem. Moretti explica que isso acontece porque as pessoas estão procurando os atendimentos de rotina e, por consequência, os incidentes de urgência reduzem.

O confinamento e o estado de atenção permanente gerado na população no auge da pandemia de coronavírus também fez os serviços de saúde mental dispararem em 2020, chegando a 5.518 atendimentos no 2° quadrimestre. Em 2022 esse número diminuiu, já que foi cerca de 4.326. A quantidade de vacinas aplicadas também caiu. Em 2021 a Secretaria fez 215.171 imunizações. Em 2022 foram 108.434. Segundo o diretor Dalton Fischer, 80% da população jaraguaense já recebeu as duas doses contra o coronavírus e cerca de 40% já recebeu a dose de reforço.

Outra consequência decorrente da Covid-19 foi o aumento nas teleconsultas. Em 2020 foram realizadas 792 consultas por teleconferência. Esse número chegou a 2.911 entre os meses de maio e agosto do ano passado e, em 2022, no mesmo período, chegou a 4.579.

A pandemia também fez com que vários procedimentos fossem suspensos por cerca de dois anos. Alceu Moretti ressalta que a pasta vai trabalhar para amenizar esse gargalo e realizar alguns mutirões de procedimentos cirúrgicos e de outros atendimentos. Durante os meses de agosto até dezembro de 2022 serão realizados milhares de pequenos procedimentos de ressonância, de tomografia, de exames cardiológicos, de audiologia, entre outros. Os recursos para isso já foram autorizados pelos parlamentares municipais.

O presidente da audiência Jonathan Reinke afirma que foi importante a apresentação das informações para que os vereadores possam ter a melhor noção do estado atual da Saúde em Jaraguá do Sul, mas lamentou o pouco tempo disponível para questionamentos pelos edis. Ele afirma que as próximas audiências serão realizadas no período vespertino para que todos os vereadores possam entender da melhor forma os dados. Reinke ainda avisa que os interessados em enviar questões à Secretaria para detalhamento das informações podem fazer através de ofício. “E em 30 dias terão as suas respostas”, frisou.

Audiência:

Audiência de prestação de contas da Secretaria de saúde