Secretária divulga ações e investimentos para cultura e esporte em 2018

A Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, participou da Sessão Ordinária desta quinta-feira (05). Atendendo o requerimento assinado pelos vereadores Anderson Kassner, Celestino Klinkoski, Eugênio José Juraszek, Isair Moser, Jackson José de Ávila, Jaime Negherbon, Marcelindo Carlos Gruner E Ronaldo Magal, Natalia fez um balanço das ações desenvolvidas pela pasta em 2017 e o que está projetado em termos de ações e investimentos no esporte e cultura para 2018.

Obras em andamento

Em relação às obras que estão em andamento, Natália citou a pavimentação da Arena, que inclui drenagem e calçadas de acesso e do estacionamento do Centro de Eventos Arena Jaraguá. O investimento orçado em mais de R$ 380 mil, será feito através de convenio com o Ministério do Turismo.

Quanto a Pista de Atletismo – Complexo Esportivo Murilo Barreto de Azevedo, obra que terá investimento em torno de R$ 533 mil, a Concorrência Pública prevê também a construção das arquibancadas, urbanização e iluminação do espaço.

Obras previstas para 2018

Paisagismo / Modernização Arena, com implantação da praça, playgroud e paisagismo, destinado para modernização da infraestrutura da Arena Jaraguá. O processo licitatório foi lançado em 2017. O valor máximo da contratação é de R$ 246.269,68, com origem de Emenda Parlamentar – Convênio Ministério do Esporte.

Cobertura Arena

Fornecimento de materiais e mão de obra para lavação da cobertura, calhas, fachada em ACM e brises, impermeabilização da cobertura e calhas com manta. A previsão de custos é de R$ 413.563,69.

Reforma e Manutenção da Arena

Prestação de serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão de obra para manutenção e reparos em geral .

Reforma Museu

Prestação de serviços de engenharia, com fornecimento de materiaise mão de obra para restauração do Museu Emílio Silva.

Restauro Cemitério Rio da Luz

Execução de drenagem pluvial, acessos e muros de contenção.

Praça Ângelo Piazera

Revitalização e adequação da Praça Ângelo Piazera

Mercado Público

Restauro/revitalização e adequações com ampliação de espaço

FUNDO DE CULTURA

Em 2017 o Ministério Público de Santa Catarina ajuizou Ação Civil Pública em face do Município de Jaraguá do Sul, requerendo a extinção do Fundo Municipal de Cultura, havendo o bloqueio judicial do valor de pouco mais de R$ 1,7 milhão. Após diversos entraves judiciais, em outubro de 2017, houve a liberação de todo o numerário bloqueado, condicionando a utilização em eventos e promoções culturais. Segundo a Secretária, a intenção é utilizar este valor, em 2018, para o Jaraguá em Dança, Feira do Livro, Programa Incentivando Talentos, Bolsa Técnico Cultural e Edital de Apoio de Projetos Culturais.

Já o esporte, que começou 2018 com o mesmo orçamento do final de 2017 (pouco mais de R$ 1,5 milhão) terá suplementação de mais R$ 1,2 milhão.

Segundo Natália Petry, estão programadas para 2018, mais de 300 ações nas áreas de cultura e esporte no município. “Na minha ótima estas áreas são prioritárias porque são complementos da educação, trabalham a prevenção e dão qualidade de vida”, ressalta a Secretária.