Secretário de educação participa de sessão na Câmara de Vereadores

Secretário de educação participa de sessão na Câmara de Vereadores

Atendendo requerimento do presidente Marcelindo Carlos Gruner (PTB), participou da sessão ordinária desta terça-feira (27), o secretário municipal de educação, Rogério Jung. Ele falou sobre as ações da pasta em 2019.

Começou ressaltando que a secretaria representa mais de 50% do quadro de pessoal do Executivo, com 1.997 funcionários que atendem 31 Centros de Educação Infantil e 30 Escolas de Educação Básica, num total de 20.942 alunos. Destes 5.325 estão na educação infantil e 15.617 no ensino fundamental.

Em relação às obras nas unidades educacionais, citou as que já foram entregues, nos CMEIs, Maria Mokwa, Eliane Welk, Erich Blosfeld, Gustavo Matedi e enrocamento na Escola de Educação Básica Francisco de Paula. Quantos aos serviços em andamento, com obras que serão entregues nos próximos meses, mencionou a Escola Ricieri Marcatto, com investimento de R$ 1,5 milhão; Escola Jonas Alves de Souza, R$ 1,4 milhão; Escola Henrique Heise R$ 294 mil; Escola Gertrudes Milbratz R$ 421 mil; projeto da escola Albano Kanzler R$ 52 mil; aquisição do imóvel do antigo Centro Educacional Dente de Leite por R$ 1,3 milhão; aquisição de imóvel para a Escola Padre Alberto Jacobs por R$ 275 mil.

De acordo com o secretário, estão em processo de licitação ainda as obras nas escolas, Adelino Francener (R$ 2,3 milhões), Antônio Estanislau Ayroso (R$ 124,8 mil), Ana Towe Nagel (R$ 759 mil) e Max Schubert (R$ 3,3 milhões). Já estão em fase de conclusão, as obras nas escolas, Maria Nilda Salai, Rodolpho Dornbusch, reforma no antigo prédio Dente de Leite, Vitor Meirelles, Padre Alberto Jacobs e CMEI Jader Marcolla/Daniel Carlos Pretti. “Em 2019, o investimento em educação chegará na casa dos R$ 20 milhões”, frisou ele.

O secretário ressaltou ainda a média de Jaraguá do Sul no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é de 7.1 nos anos iniciais (média das escolas privadas do país) e 5.7, anos finais, também uma das melhores médias a nível de Brasil.

Rogério Jung respondeu também a questões pontuais levantadas pelos parlamentares, como por exemplo, necessidade de creche na área rural, escolas integrais, parceria entre estado e município para atendimento das turmas de ensino fundamental, construção de mais CMEIs, entre outros questionamentos.

Link com a participação do secretário na sessão: