Secretário detalha os números da vacinação em Jaraguá do Sul

O Secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, participou da sessão desta quinta-feira (18) na Câmara de Vereadores. A pedido de requerimento dos vereadores Sirley Schappo e Rodrigo Livramento, do Partido Novo, Moretti explicou aos parlamentares detalhes da vacinação contra a Covid-19 no município.

OS FURA-FILAS

Uma das maiores preocupações de todos os vereadores é com relação àquelas pessoas que furam as filas da vacinação, passando à frente daquelas pessoas do público alvo da campanha. Rodrigo Livramento citou a orientação do Ministério Público de Contas de Santa Catarina que pediu que os municípios ampliem a transparência dos dados de vacinação. A orientação sugere inclusive a disponibilização de lista com os nomes, CPFs, locais, funções exercidas e vacinas utilizadas pelas pessoas que forem imunizadas.

O Secretário afirmou que não será possível expor os dados dos vacinados por uma questão de privacidade dos cidadãos e afirmou que confia nos profissionais que estão coordenando o processo de imunização em Jaraguá. Ele também ressaltou que confia na população jaraguaense por ser um povo ordeiro e que respeita as regras, principalmente em questões tão delicadas como essa.

Todavia, Moretti também advertiu que a Secretaria de Saúde vai manter um registro rigoroso dos dados das pessoas que serão vacinadas e garantiu que, se houver algum caso de fura-fila, os infratores vão responder na Justiça criminalmente. Seja o funcionário público ou a pessoa imunizada que infringirem as regras, todos serão punidos.

DOSES E CRONOGRAMA

Os números da vacinação em Jaraguá do Sul até o momento são os seguintes:

• 2.872 doses foram recebidas no mês de janeiro para a primeira aplicação da vacina (1.852 de Coronavac e 1020 de Astrazeneca);
  • 1.400 doses foram recebidas pela Secretaria de Saúde para a segunda aplicação (ele não especificou as vacinas);
  • 20 de janeiro de 2021 foi aplicada a primeira dose;
  • 18 de fevereiro iniciou a aplicação da segunda dose (por recomendação do Ministério da Saúde a segunda dose é aplicada 28 dias após a primeira);

QUEM FOI VACINADO?

Os primeiros a serem vacinados foram os que estavam na linha de frente: profissionais da Saúde e dos hospitais, funcionários e usuários de centros de convívio de longa permanência, profissionais de laboratórios de análises, de farmácias que fazem os testes de Covid-19 e de ambulatórios.

As empresas e instituições enviaram listas fechadas dos funcionários que iriam ser vacinados para a Secretaria Municipal de Saúde. Idosos acima de 90 anos também tiveram a preferência;

Segundo Moretti, o Secretário Estadual da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que até o meio do ano 50% da população brasileira vai ser vacinada. Logo, Santa Catarina também deve ter um índice próximo a esse número na metade de 2021.

“A vacina é uma mercadoria que não tem na prateleira. Porque se ela estivesse na prateleira certamente as clínicas particulares já tinham comprado”. Conforme ela aponta, tudo está sendo consumido pelo Ministério da Saúde.

LISTA DAS PESSOAS COM PRIORIDADE

Todavia, segundo Moretti, ainda há em Jaraguá do Sul 30.074 pessoas que estão classificadas como prioridade. Ou seja, o município ainda está longe de alcançar o público mais importante. Confira:

Pessoas que vem ser vacinadas na primeira fase:

• 3.310 trabalhadores da Saúde;
  • 3.385 pessoas com mais de 75 anos;
  • 200 pessoas em ambientes de longa permanência;

Total: 6.900 pessoas.

Segunda fase:

• 11.415 pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase:

• 10.300 pessoas com comorbidade.

Quarta fase:

• 1.464 professores, profissionais da força de segurança e funcionários do sistema prisional;

Esses dados foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde com base no IBGE.

Alceu Moretti salientou que Jaraguá ainda está em um momento muito delicado da pandemia e que outras regiões do estado já estão buscando leitos no município. “Todas as regiões estão numa crescente”. Por conta disso, ele fez o apelo à população que ainda continue usando máscara, higienizando as mãos, evitando aglomerações e tomando todos os cuidados para conter o aumento dos casos de Covid-19.

Confira a participação do Secretário:

Sessão ordinária 18.02.2021