“Semana Down um Abraço” é explanada na Câmara

DSC04749A coordenadora técnica da APAE de Jaraguá do Sul, Simone Orthmann, comentou as atividades da entidade no município e explicou a campanha “Semana Down um Abraço” na sessão ordinária realizada ontem, 18.A APAE de Jaraguá do Sul presta, desde 1973, atendimento com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento global, a comunicação, a socialização, a autonomia e a independência que resultam na inclusão social das pessoas com deficiência. Atualmente, a entidade atende 274 usuários com as mais diversas limitações, incluindo a Síndrome de Down.

Segundo Simone, a Síndrome de Down é uma ocorrência genética que aparece em todas as etnias, gêneros e classes sociais. “Essa alteração genética afeta um em cada 800 nascidos vivos”, contabiliza Orthmann. “Os números, porém, variam consideravelmente em todo o mundo”, completa. A síndrome provoca diferentes graus de defasagem intelectual e acarreta alguns problemas médicos.

Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, a APAE de Jaraguá do Sul lançou a campanha “Semana Down um Abraço” que tem a intenção de, através de atividades diárias, esclarecer alguns mitos e incentivar a integração social. “O processo de inclusão deve permear também a preparação da sociedade para conviver com as diferenças de forma harmônica”, comenta Simone.

O cronograma de atividades contará com a palestra da joinvillense Ana Carolina Fruit. Ana é portadora da síndrome, formou-se em pedagogia e especializou-se na área de comunicação social. Na palestra, Fruit abordará questões da deficiência intelectual e os desafios sociais enfrentados pelas pessoas com Down.

Na esfera pública, Simone apontou que os portadores da Síndrome de Down ou com algum nível de defasagem intelectual são frequentemente impedidos de votarem e participarem ativamente dos processos democráticos. “É necessário um árduo trabalho para que as políticas públicas possam de fato assegurar os direitos adquiridos constitucionalmente”, afirmou.