Serviço de coleta de lixo em Jaraguá do Sul em pauta na Câmara de Vereadores

Serviço de coleta de lixo em Jaraguá do Sul em pauta na Câmara de Vereadores

Atendendo requerimento do vereador Arlindo Rincos (PSD), participou da sessão ordinária desta terça-feira (14), o Engenheiro Civil e Diretor de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul, Ivan Wolter. Ele representou o Secretário da pasta, Onésimo Sell, a quem era destinado o convite e que por motivo de agenda não conseguiu comparecer. Ivan falou sobre o serviço de coleta de lixo em Jaraguá do Sul. Iniciou apresentando dados sobre o contrato de prestação de serviços – terceirização – da coleta no município, que vencerá em dezembro em 2019.

Segundo Wolter, o gasto anual da administração com a coleta de lixo no município, está hoje em R$ 14 milhões. Um consórcio de Jaraguá do Sul detém a responsabilidade para a prestação do serviço.

O engenheiro salientou também os custos de cada serviço executado. Com a coleta domiciliar e rural cerca de R$ 520 mil/ mês; coleta seletiva R$ 122 mil/ mês; transporte até o destino final R$ 194 mil/mês; transbordo e destinação final R$ 316 mil/mês.

Em 2017, a média mensal de material recolhido está em torno de 2.873,98 toneladas. Já na coleta seletiva, são 198,57 toneladas ao mês.

Questionado, o engenheiro falou sobre o retorno do projeto do “saco verde”, na coleta seletiva do município, em 2018. “É uma ferramenta (saco verde) que ajuda na coleta seletiva, mas não podemos deixar de fazer a coleta porque não tem disponível o saco verde para isso”, ressaltou o engenheiro. Uma Legislação especifica para o retorno do saco verde está sendo elaborada, de acordo com Ivan Wolter.

O engenheiro também explicou que é feito um rodízio das cargas de coleta seletiva, entre as quatro cooperativas atuantes no municípi