Sessão mirim tem indicações para melhorias no trânsito

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram a penúltima sessão de 2021 nesta quarta-feira (27). Desta vez, a convite da presidente Maria Carollini Maes (EMEB Marcos Emilio Verbinnen), a reunião foi comandada pelo ex-presidente mirim Fábio Levandowski. Ele presidiu a Câmara Mirim em 2020, mas, devido à pandemia de coronavírus e as restrições sanitárias, não teve a oportunidade de conduzir uma sessão de forma presencial, apenas online. Na pauta de votações, algumas demandas da comunidade foram discutidas pelos jovens parlamentares, três delas foram indicações de melhoria no trânsito e nas vias da cidade.

A vereadora Daniela Lais Dauhs (EEB Euclides da Cunha) solicitou ao Executivo a instalação de temporizadores nos semáforos do município com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e motoristas. Para ela, a possibilidade de visualizar o tempo restante para travessia no sinaleiro evita acidentes e incidência de multas. A estudante lembra que, em 2019, Jaraguá do Sul foi reconhecida como a cidade com mais de 100 mil habitantes mais segura do Brasil devido às suas baixas taxas de mortes violentas. “Mas no trânsito o cenário é diferente. Como podemos transformar Jaraguá do Sul em uma cidade mais segura em todos os sentidos?”, indaga.

A presidente mirim Maria Carollini Maes pediu que o Executivo e a Diretoria de Trânsito providenciem a implantação de um espelho convexo no entroncamento da Rua Osvaldo Maes com a Rua José Picolli, no bairro Estrada Nova. Segundo ela, a saída da Osvaldo Maes é bastante oblíqua e os motoristas têm dificuldade em ver os veículos que vêm da esquerda, o que oferece muitos riscos. “O espelho convexo trará uma melhor visão da Rua José Picolli”, explica.

Maria Carollini Maes pediu a implantação de um espelho convexo na Rua Osvaldo Maes

Braian Eugenio Rebelatto (EMEB Guilherme Hanemann) quer que a Prefeitura realize estudos para pavimentação da Rua Adolfo Birr, localizada no bairro Jaraguá 99. De acordo com ele, os moradores do local sofrem com os buracos que são formados durante os períodos de chuva, o que dificulta não só a vida dos pedestres como a dos motoristas e ciclistas. Em tempos de sol, o problema é outro, o da poeira que invade as residências.

Eugenio Rebelatto (EMEB Guilherme Hanemann) quer a pavimentação da Rua Adolfo Birr

As proposições foram aprovadas pela unanimidade dos mirins e enviadas ao Executivo para análise.

Inscrições Vereador Mirim 2022

Durante a sessão, Daniela Lais Dauhs também lembrou das inscrições para o Programa Vereador Mirim 2022, que se encerram nesta sexta-feira, dia 29 de outubro. Ela explicou que os mirins da próxima legislatura deverão ser estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental – que são o público alvo do projeto – e do período matutino, já que as atividades do programa vão acontecer nas tardes das quartas-feiras.

Poderão se inscrever no programa escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. Para esta edição do Programa, haverá uma novidade em relação à proporcionalidade das vagas. Das 11 cadeiras mirins, seis delas deverão ser ocupadas por escolas municipais, três por escolas estaduais e duas por colégios particulares. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Legislativo, no jaraguadosul.sc.leg.br.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta procurar o setor de Programas e Ações Institucionais do Legislativo jaraguaense pelo telefone (47) 3307-3230 ou pelo e-mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br.

A próxima sessão mirim, a última de 2021, acontece no dia 24 de novembro.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 27.10.2021