Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sessão Solene concede títulos honorários e beneméritos do município de Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Sessão Solene concede títulos honorários e beneméritos do município de Jaraguá do Sul

Nesta terça-feira (29), a Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene para a Concessão de Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito de Jaraguá do Sul, para 11 pessoas que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento da cidade. Trata-se da mais alta honraria municipal, que reconhece os homenageados como “filhos da terra”, pessoas que dedicam ou dedicaram suas vidas a causas nobres. O Título de Cidadão Honorário é outorgado à pessoa que não é natural do Município, já o Título de Cidadão Benemérito, é conferido aos nascidos no Município. Esta solenidade é realizada uma única vez a cada legislatura e cada vereador tem a oportunidade de fazer sua indicação de nome para a homenagem.

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. Participaram da solenidade autoridades do município, além de familiares e amigos dos homenageados.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Marcelindo Carlos Gruner ressaltou que o mérito não vem por acaso e que a Sessão Solene não era uma “premiação” por boas ações, mas sim, o reconhecimento do valor de cada um dos homenageados e do que fizeram por Jaraguá do Sul. “Quero dizer que a escolha de seus nomes para esta importante homenagem, não é por acaso. Ela se dá pelo mérito de cada um. E nós temos que saber reconhecer, valorizar isso”, frisou.

O prefeito Antídio Lunelli dirigiu-se a cada um dos homenageados, enaltecendo as ações dos mesmos. Ressaltou que Jaraguá do Sul é uma cidade diferenciada pelo espirito solidário e voluntário de seus moradores.

Os Homenageados

Ademar Duwe – (indicação de Celestino Klinkoski). Natural de Jaraguá do Sul, estudou na escola Rio da Luz 1, hoje Gertrudes Milbratz.

Iniciou sua vida política em 1986, quando a convite do prefeito Durval Vasel foi candidato a deputado estadual, eleito com 23.511 votos. Neste mesmo período exerceu a função de Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretário de Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente.

Em 1988 foi um dos incentivadores para a criação da Festa de Tiro — SHUTZENFEST.

Através de sua iniciativa em 1991 foi inaugurada a pavimentação asfáltica da rodovia SC-IIO, que liga Jaraguá a Pomerode.

Germano Martins – ( indicação de Marcelindo Carlos Gruner). Natural de Orleans – SC, veio para Jaraguá do Sul em 1988.

No ano de 1992 iniciou a construção da Comunidade Santa Ana, fazia parte das comissões da igreja e foi o seu primeiro catequista.

Ajudou a criar a 01ª Associação de Moradores do Bairro Tifa Martins. Como membro da APP da Escola Jonas Alves ajudou na construção de salas de aula.

Atualmente é presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Jaraguá do Sul – COMSEA, além de participar ativamente de promoções sociais da comunidade.

Ema Pereira Wille  – ( indicação de Anderson Kassner). Nascida em Jaraguá do Sul, dedicou sua vida para ajudar aos demais.

Com apenas 10 anos já cuidava de sua irmã de 23 anos em razão de uma paralisia, auxiliava nos afazeres da casa e tomava conta de seus sobrinhos.

Há mais de 04 décadas atua na Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE. Voluntária na Casa de Conforto do Hospital São José, setor de oncologia e quimioterapia.

Desde pequena ama ajudar os doentes e necessitados, atribuiu sua força a Deus que sempre a capacitou em sua jornada.

José Emilio Zapata Montano – (indicação de Ronaldo Magal). Em janeiro de 1963 chegou ao Brasil com 17 anos.

No ano de 1968 foi outorgado Médico pela UFSC. Em 1970 veio para Jaraguá do Sul. Iniciou trabalhando no Hospital São José e Hospital e Maternidade Jaraguá, sendo efetivado como parte do Corpo Clínico de ambos. Por necessidade iniciou como Clínico Geral e posteriormente Pediatra. Em 1974 efetivou-se como o primeiro Médico do Trabalho da empresa WEG, onde permaneceu atuando até o ano de 2002. Em 2018, completou 50 anos de Formatura de Medicina.

Rosemeire Puccini Vasel – (indicação de Arlindo Rincos). Formada em Pedagogia e Estudos Sociais. Doutora em História pela Universidade de Léon – Espanha.

Foi professora na FATEJA/FATEJ e professora titular do Centro Universitário de Jaraguá do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante. No âmbito público foi Coordenadora Regional de Educação, Secretária Municipal de Educação em dois mandatos, Secretária de Planejamento e Orçamento, Presidente da UNDIME estadual. Foi eleita Vereadora e, nos anos de 2005-2008 foi Vice-Prefeita e Prefeita em exercício.

Walter Carlos Hertel – (indicação de Pedro Anacleto Garcia). Nascido em Jaraguá do Sul, no dia 15 de dezembro de 1922.

Durante a 02ª Guerra Mundial foi convocado pela Força Expedicionária Brasileira – FEB, a lutar ao lado dos aliados do Brasil.

Atuou como relojoeiro dos anos 40 até 2008. Foi um dos membros da primeira orquestra da SCAR. Em 1968 fundou a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, sendo o primeiro tesoureiro da entidade.

Como esportista em diversas modalidades, em 15 de novembro de 1939 fundou o Clube Atlético Baependi e o clube de bolão “Az de Ouro”.

Atualmente é presidente da Associação Nacional dos veteranos da FEB subseção Jaraguá do Sul.

Cecília Ana Rubini Menegotti – (indicação de Jackson José de Avila). Nascida em 9 de dezembro de 1949, filha de Constantino Rocco Rubini e Maria Hruska Rubini.

Iniciou sua vida profissional a partir da simples compra e revenda de malhas e artigos do vestuário, evoluindo logo em seguida para a produção sob demanda. Em 1980 surgiu a Malhas Menegotti, em 2000 a empresa tornou-se o Grupo AMC Têxtil. A Colcci.

Participou da criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul.

Financiou melhorias ao Hospital e Maternidade Jaraguá, entre outras iniciativas com entidades municipais.

Vicente Caropreso – (indicação de Ademar Braz Winter). Nascido em Blumenau em 1956. Reside em Jaraguá do Sul desde 1984, mesmo ano que começou a trabalhar como médico neurologista no Hospital São José e Jaraguá, além de atuar como médico voluntário na APAE. Participou da criação do primeiro centro de diagnóstico por imagem em Jaraguá do Sul.

Vereador em 1996, Deputado Federal em 1998, Deputado Estadual em 2014 e 2018, Secretário de Estado da Saúde em 2017.

Participou da implantação dos Medicamentos Genéricos; conseguiu recursos para o viaduto da BR-280 sobre a BR-101, para hospitais e postos de saúde, para assistência social e educação, para dezenas de obras de infraestrutura, de saneamento e asfaltamento em Jaraguá do Sul e região.

Hélio Ribas Metz – (indicação de Rogério Jung). Nascido em Lapa no Paraná, reside em Jaraguá do Sul há mais de 40 anos.

Em decorrência de um câncer de intestino há 12 anos se tornou uma pessoa ostomizada.

Devido a falta de informação sobre esta condição, fundou com recursos próprios a Associação Jaraguaense e Região dos Ostomizados – AJARO.

Promove encontros e palestras com o objetivo de fornecer o auxílio necessário, e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Leonardo Fausto Zipf – (indicação de Jaime Negherbon). Nascido em Blumenau, hoje vive com sua família em Jaraguá do Sul. Presidente da Duas Rodas Industrial, há 03 décadas atua diretamente na consolidação da empresa no mercado nacional e internacional.

Apoiador da Associação Jaraguaense de Deficientes Físicos (AJADEFI).

Sob sua liderança a Duas Rodas está patrocinando 13 projetos sócio-artísticos-culturais, além de iniciativas voltadas ao atendimento da terceira idade e ao tratamento oncológico hospitalar.

Em 2018, mais de R$ 1,1 milhão foram destinados para iniciativas sociais. Como pessoa física também apoia o Hospital Jaraguá e São José, e instituições como a AMA e a Associação Beneficente Novo Amanhã.

Waldemar Behling – (indicação de Isair Moser). Natural de Corupá. Iniciou sua vida profissional como aprendiz na “Foto Loss” e acompanhou sua evolução na área da fotografia.

Dedicou 51 anos a atividades voluntárias no Rotary Club de Jaraguá do Sul. Entre 2000 e 2004 foi Governador Assistente do Distrito 4650.

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, em 2001 foi agraciado com o prêmio Mérito Lojistas. Durante 10 anos foi presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul.

Permaneceu como membro do Conselho do Hospital e Maternidade Jaraguá por 16 anos, ajudando na construção do novo prédio. Membro do Conselho da SCAR por 15 anos. Durante 03 anos batalhou pela construção da nova sede do CEJAS.

*O vereador Eugênio Jurazsek não indicou nenhum nome para a homenagem