Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Organização das Nações Unidas – ONU – decreta, no dia 8 de março, 1975 como o Ano Internacional da Mulher. O Brasil vivia sob o domínio dos governos militares, ao mesmo tempo em que os movimentos sociais organizados começavam a se mobilizar.

O dia é uma homenagem às trabalhadoras norte americanas que, em 1857, foram queimadas dentro de uma fábrica, após dias de greve por melhores condições de trabalho, melhores salários e redução da jornada de trabalho.

A data simboliza todas as formas de luta e resistência das mulheres ao longo dos tempos nas fábricas, nos sindicatos e na política. É um momento importante para reflexão sobre os papéis sexuais, suas diferenças e dificuldades no espaço público e privado.

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou na noite de quinta-feira, 7, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No evento foram homenageadas 11 cidadãs convidadas pelos vereadores.  A sessão contou com as presenças do deputado estadual, Carlos Chiodini e do vice-prefeito, Jaime Negherbon. Os vereadores prestaram homenagens às mulheres que consideram importantes para a sociedade ou suas vidas pessoais. São elas:

Sra. Itamar Vailatti Chiodini, homenageada do vereador e presidente da Casa José Ozório de Ávila;

Sra. Iracema Hanemann Lennert, homenageada do vereador Amarildo Sarti;

Sra. Monica Schmidt Menegotti Schünke, homenageada do vereador Jeferson de Oliveira;

Sra. Isa Marta Mohr Ziemann, homenageada do vereador Jair Luis Pedri;

Sra. Nilva Maria da Rocha, homenageada da vereadora Natália Lúcia Petry;

Sra. Ivone Kruger, homenageada do vereador Eugênio José Juraszek;

Sra. Martha Voltolini Winter, homenageada do vereador Jocimar Lima;

Sra. Emília Moretti Voltolini, homenageada do vereador Pedro Garcia;

Sra. Joana Rincos, homenageada do vereador Arlindo Rincos;

Sra. Elisa Damann Carvalho, homenageada do vereador João Fiamoncini.

Meire Nunes, homenageada da Câmara Municipal.

A mulher homenageada pela Câmara Municipal foi Meire Nunes que, juntamente com o esposo, Walter Falcone, fundou o Centro Assistencial Eurípedes Barsanulfo (CAEB). O centro, através do serviço de 500 voluntárias, atende  mais de 6000 pessoas mensalmente com terapias complementares para pacientes com câncer, depressão e outros distúrbios da mente. “Cerimônias como esta deixam claro que a mulher está mostrando que tem lugar em todas as áreas da sociedade”, declarou Meire.

O vice-prefeito Jaime Negherbon enfatizou que ainda há um longo caminho rumo à igualdade entre os gêneros. Ele aproveitou para lembrar as desigualdades de poder que ainda estão presentes em nossa sociedade. “A data fala com a gente daquilo que a mulher pode conquistar ainda nos nossos dias. A questão evoluiu muito, mas ainda faltam muitas coisas”, declarou.

O deputado estadual Carlos Chiodini declarou que as mulheres são sub-representadas inclusive no legislativo, mas acha que a situação tem tudo para melhorar. “Aqui há somente uma vereadora, mas temos a esperança de que esse número vai crescer”, disse.