Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinalização luminosa em faixa de pedestres pode salvar vidas, aponta vereador 

COMPARTILHE

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB), na sessão ordinária desta quinta-feira (11), foi autor de uma moção de apelo que pede ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a regulamentação do sinalizador luminoso para as faixas de pedestres. O projeto já existe e foi desenvolvido no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul pelo jaraguaense Volnei Luciano Grutzmacher, pós-graduando em engenharia de produção. 

Funciona assim: o pedestre aciona o equipamento que vai iluminar o local da passagem e avisar os motoristas sobre a presença de pedestres ali, dando mais visibilidade e evitando atropelamentos. A sinalização também pode ser a solução para aqueles pontos cegos do trânsito próximos às faixas de pedestre – que é quando, numa via com mais de uma pista de rolamento, os carros de um lado param e os veículos da outra pista não param porque não viram que há pedestres atravessando a rua. O sistema de sinalização proposto por Volnei tem sinalizadores em cima e dos lados da via, dando alertas aos motoristas que não perceberem os pedestres. 

O texto da moção traz várias informações veiculadas pela reportagem do jornalista Cláudio Costa, do jornal O Correio do Povo e, nele, é explicado que um requerimento já foi enviado ao Denatran para instalação de um protótipo, mas ainda não houve resposta, pois o projeto precisa de regulamentação. Também traz o dado de 72 atropelamentos ocorridos em Jaraguá do Sul em 2020, explicando também que o equipamento será instalado nos locais em que não há semáforo, mas com grande movimento. 

 

Assista à sessão desta quinta-feira (11):

Sessão ordinária 11.02.2021