Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinalização luminosa em faixa de pedestres pode salvar vidas, aponta vereador 

COMPARTILHE

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB), na sessão ordinária desta quinta-feira (11), foi autor de uma moção de apelo que pede ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a regulamentação do sinalizador luminoso para as faixas de pedestres. O projeto já existe e foi desenvolvido no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul pelo jaraguaense Volnei Luciano Grutzmacher, pós-graduando em engenharia de produção. 

Funciona assim: o pedestre aciona o equipamento que vai iluminar o local da passagem e avisar os motoristas sobre a presença de pedestres ali, dando mais visibilidade e evitando atropelamentos. A sinalização também pode ser a solução para aqueles pontos cegos do trânsito próximos às faixas de pedestre – que é quando, numa via com mais de uma pista de rolamento, os carros de um lado param e os veículos da outra pista não param porque não viram que há pedestres atravessando a rua. O sistema de sinalização proposto por Volnei tem sinalizadores em cima e dos lados da via, dando alertas aos motoristas que não perceberem os pedestres. 

O texto da moção traz várias informações veiculadas pela reportagem do jornalista Cláudio Costa, do jornal O Correio do Povo e, nele, é explicado que um requerimento já foi enviado ao Denatran para instalação de um protótipo, mas ainda não houve resposta, pois o projeto precisa de regulamentação. Também traz o dado de 72 atropelamentos ocorridos em Jaraguá do Sul em 2020, explicando também que o equipamento será instalado nos locais em que não há semáforo, mas com grande movimento. 

 

Assista à sessão desta quinta-feira (11):

Sessão ordinária 11.02.2021

Acessar o conteúdo