A instalação de um sistema inteligente para travessia de pedestres é o tema de uma indicação que entrou na pauta da sessão da Câmara de Jaraguá do Sul nessa quinta-feira (14). A sugestão é inspirada em uma nova tecnologia implantada esse ano em Curitiba (PR) e desenvolvida por uma empresa húngara.
O documento, de autoria do vereador Jonathan Reinke (União), propõe a instalação dos equipamentos, que contam com duas funcionalidades: a primeira emite uma luz vermelha ou verde, sincronizada com os semáforos e que informam aos pedestres se podem atravessar ou não. A localização das faixas de LED é nas rampas que conduzem às faixas de pedestres, podendo ser vista de ambos os lados da travessia.
A segunda é a emissão de uma luz amarela na altura dos pés dos pedestres enquanto atravessam a faixa. Esse recurso visa facilitar a visualização por parte dos motoristas e garantir mais segurança aos pedestres e funciona automaticamente, com a detecção de transeuntes nas faixas.
Os detectores, presentes nas travessias que contam com essa tecnologia, são abastecidos com energia solar. O objetivo da instalação é reduzir os casos de atropelamentos e incidentes de tráfego envolvendo pedestres e motoristas; em especial, em períodos noturnos ou de visibilidade reduzida.
Agora, a sugestão depende de análise da Prefeitura Municipal, que fará as deliberações sobre a instalação e a análise dos custos envolvidos.