Sociedade 25 de julho reconhecida como utilidade pública

Sessão Ordinária 070

Os vereadores jaraguaenses apreciaram diversas matérias na sessão ordinária, que ocorreu na terça-feira (25/08). Entre os projetos, o de autoria do vereador Jeferson de Oliveira (PSD), que reconhece Utilidade Pública a Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de julho. Ao fazer a defesa do PL, o vereador comentou que a entidade foi fundada em 25 de julho de 1967 e criada por iniciativa de pessoas, com a finalidade de promover aos associados recreações em geral, dando ênfase a manutenção da cultura germânica. “Entre os costumes e cultura trazidos pelos imigrantes em suas “bagagens” estão a festa de busca do Rei do tiro esportivo, as danças, a música e a culinária de origem germânica. Possui sede própria, tendo seu Salão inaugurado no ano de 1968”, rememorou Jeferson.
Ele contou que a sociedade realiza anualmente duas festas de busca de Rei do tiro e duas festas de busca de Rainha do tiro. Segundo o edil, estas festas, normalmente, iniciam com a concentração dos sócios na sede social, em seguida marcham em direção a casa do Rei ou da Rainha, ou local indicado por estes para a realização da festa. São recepcionados pelo Rei ou pela Rainha, servindo-se comida típica alemã e música típica. “Também é escolhido o novo Rei ou a nova Rainha através da disputa de tiro esportivo, tudo conforme as tradições herdadas pelos imigrantes alemães”, explicou. Após a proclamação do novo Rei ou da nova Rainha os sócios retornam a sede social, e encerrando a festa com baile.
“A Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho participa da Schützenfest desde a sua primeira edição, em 1989. Conhecida como a festa dos atiradores, a Schützenfest é realizada todos os anos em Jaraguá do Sul, com o objetivo de preservar a cultura germânica, que os imigrantes alemães deixaram como legado aos seus descendentes. Com todos este motivos é que a entidade merece o título de Utilidade Pública”, finalizou o parlamentar. A matéria recebeu 10 votos favoráveis em primeira votação e seguirá para segunda votação em plenário.
Os demais itens da pauta também receberam 10 votos. Em segunda votação do Projeto de Lei nº 119/2015, do vereador Arlindo Rincos, que denomina via pública de Rua José Kienen, em primeira votação PL nº 105/2015, que dispõe sobre a reformulação do Conselho Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul (CMS) e o Projeto de Lei 121/2015 de João Fiamocini, que denomina a Rua Frieda Gandorffy Titz. Também recebeu 10 votos a Indicação de autoria do vereador João Fiamoncini, que solicita obras de pavimentação asfáltica na Rua Waldemar Rau, no trecho remanescente a partir da Rua Expedicionário Ervino Raasch, bairro Rau.