Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Solenidade na Câmara celebra o Dia do Professor com grande público

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou, na noite desta terça-feira (14), uma solenidade especial em homenagem ao Dia do Professor. O evento, que lotou o auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), reuniu educadores, familiares, autoridades e representantes da comunidade em uma celebração marcada por emoção e reconhecimento ao papel transformador dos professores na sociedade.

Durante a cerimônia, a professora Sirlene Maria Morais recebeu a Medalha de Mérito Brasília Gastaldi Beltramini, concedida a um docente que tenha prestado relevantes serviços à educação jaraguaense. Com 32 anos de dedicação à área e atualmente diretora da Escola Julius Karsten, Sirlene agradeceu emocionada pela homenagem e lembrou sua trajetória:

“Estou muito emocionada. Amo o que faço, mas não foi fácil chegar até aqui. Muitas noites mal dormidas, muitos desafios, mas também muito amor pela educação. Sem o apoio da minha família, nada disso seria possível. Educação sem família não se realiza, é o nosso alicerce”, afirmou.

Além dela, outros 11 professores indicados pelos vereadores também foram homenageados: Mariana Kanzler Eugênio de Souza, Tania Mara Gomes Machado, Veríssimo Buzzi, Enir Ribeiro dos Santos, Adriano José Moras, Ivaristo Antônio Floriani, Josiane Mueller, Evandro Carlos Vegini, Francinete da Silva Dias Portal, Lora Maria Scheuer Bockor e Doraci Floriano Stringari.

Sirlene Maria Morais recebeu a Medalha de Mérito Brasília Gastaldi Beltramini Foto: Tiago Rosário

O presidente da Câmara, vereador Almeida (MDB), fez um discurso, refletindo sobre os desafios e a importância do trabalho docente. Ele lembrou o esforço diário dos professores, muitas vezes além da sala de aula, e a dedicação que envolve planejar aulas, corrigir atividades e lidar com turmas numerosas. “Quantas histórias e quantas noites mal dormidas para elaborar cronogramas e assumir responsabilidades que vão além do lecionar”, destacou.

Almeida contou ainda que recebeu de presente da professora Sirlene uma caneta, à qual atribuiu um simbolismo especial: “Queira Deus que um dia eu tenha essa caneta na mão para, em funções além das de vereador, poder valorizar ainda mais essa classe que tanto faz pela nossa cidade”.

O parlamentar reconheceu que a educação, muitas vezes, é tratada de forma romantizada, mas que o verdadeiro avanço depende de ações concretas de valorização humana e profissional. “Vai além de equipamentos novos e estruturas modernas — é sobre oportunidades de capacitação, crescimento e reconhecimento dos professores. Embora tenhamos limitações institucionais, não nos furtaremos a enfrentar o debate sobre a valorização dessa classe essencial”, concluiu.

A secretária municipal de Educação, Iraci Muller, parabenizou a Câmara pela homenagem e fez um resgate histórico da educação jaraguaense, desde as primeiras escolas criadas pela comunidade no fim do século XIX até a consolidação do sistema educacional atual.
“O sucesso da nossa educação é resultado de todos: administração municipal, escolas privadas, professores e gestores. Todos dão o melhor de si para formar cidadãos éticos e responsáveis. Como disse Henry Brooks Adams: ‘Um professor afeta a eternidade; ele nunca pode dizer onde sua influência termina’”, destacou.

Além da medalha, onze professores jaraguaenses foram homenageados Foto: Tiago Rosário
Ir para o conteúdo