Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tenente coronel Vonk explana sobre ‘Cidadão da Paz’

COMPARTILHE

 Atendendo solicitação do vereador Jair Pedri, os legisladores jaraguaenses receberam, na sessão ordinária de terça-feira (29/09), o tenente-coronel Rogério Vonk, comandante do 14º BPM, e o tenente Antônio Benda, coordenador do projeto Cidadão da Paz, para discorrer sobre a iniciativa.

Vonk esclareceu que o projeto foi idealizado ainda durante o comando do tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira. “Nós procuramos dar seguimentos a todos os projetos quando assumimos o comando em fevereiro”, explicou. O Ministério Público e o Poder Judiciário, em parceria com a Associação dos Conselhos de Segurança (Conseg) atenderam ao pedido do 14º batalhão e liberaram a verba para prosseguir com as atividades. “Depois do repasse, começamos a elaborar o conteúdo do projeto e assim divulgá-lo nas escolas e no município”, relatou. O público é voltado para adolescentes de 14 a 16 anos e as três palavras-chave que envolvem a iniciativa são respeito, limites e cooperação. “Os nossos colaboradores procuram passar para os alunos em sala de aula que eles são responsáveis por tudo que acontece ao redor e na sociedade”, contou Vonk.

Segundo o tenente Benda, coordenador e um dos professores do projeto, a palestra parte do princípio que cada indivíduo busca ser cidadão da paz. “A partir do cidadão de paz, nós professores seguimos um raciocínio para chegar até as três palavras-chave expostas pelo tenente-coronel Vonk”, explicou.

O projeto passará por 10 escolas, nas turmas de 9º ano do ensino fundamental. O vereador Jair Pedri destacou a importância do respeito como uma das três palavras-chave do projeto. “Tudo parte do respeito com o próximo”, declarou Pedri. Segundo o vereador, a educação vem de casa e o conhecimento é colhido na escola com esses projetos. “Deixo aqui a minha saudação e os parabéns para o 14º batalhão pela iniciativa”, agradeceu.

O vereador Amarildo Sarti destacou a importância da Polícia Militar em desenvolver projetos com o teor de transformação. “É enorme o peso de uma instituição como essa ser um agente de transformação”, declarou o vereador. “Nós precisamos dar apoio para esse tipo de projeto para que a sociedade conquiste um novo ritmo de mudanças.”

O vereador Jeferson de Oliveira parabenizou o 14º BMP pela iniciativa. “Esse projeto é uma forma de prevenir futuras ações de punição que são tomadas hoje pela polícia”, afirmou.

A presidente da Casa, vereadora Natália Lúcia Petry destacou que tudo se transforma pela educação. “Essa educação começa em casa e precisa ser resgata para que os problemas sociais presentes em nossa sociedade sejam reduzidos. A Polícia Militar busca esse resgate através do projeto Cidadão da Paz”, afirmou a presidente. Natália reforçou a importância da presença da família cumprindo o seu papel de educador para que a escola e outras iniciativas possam cumprir com os seus objetivos. Ela também ressaltou a participação da Polícia Militar na ação conjunta com a Prefeitura sobre conscientização do trânsito.

Rogério Vonk agradeceu a oportunidade de apresentar o projeto e destacou a importância de reconhecer o policial como agente transformador. “É isso que eu tento repassar aos policias, já que esse poder transformador pode fazer a mudança necessária”, finalizou.