Trabalhos do CIEE são explicados na Câmara de Vereadores

Na Sessão desta quinta-feira (10), no espaço da Tribuna Popular, as atividades do CIEE – Centro de Integração Empresa – Escola de Jaraguá do Sul foram abordadas. O supervisor regional Luiz Carlos Uhler, apresentou o relatório social de 2017 e ressaltou os objetivos da Organização não Governamental (ONG) que tem como objetivo integrar os jovens ao mercado de trabalho, através de parcerias com empresas e instituições.

A instituição de âmbito nacional é gerida por conselhos regionais, através de serviços voluntários. Hoje, em Jaraguá do Sul, quatro pessoas realizam os atendimentos no Centro de Integração, oportunizando a muitos jovens o acesso ao primeiro emprego, através de estágios e aprendizagem.

Segundo o supervisor, atualmente, cerca de 79 aprendizes estão trabalhando em empresas de Jaraguá do Sul, todos com carteira assinada e remunerados, outros 169 estagiários estão ativos.

Já no banco de dados da instituição, 2.387 jovens esperam por uma oportunidade. “Vejam que é muito grande a diferença de quem está estagiando para quem está esperando. Jaraguá do Sul é muito forte, industrial, imaginem se as empresas dessem mais oportunidades para estágios”, ressaltou ele dizendo ainda que o CIEE tem cerca de 91 empresas parceiras no município. “Nós esperamos crescer mais ainda em Jaraguá do Sul e contamos para isso, com a comunidade”, finalizou Luiz Carlos.

Os vereadores enalteceram os serviços realizados pela instituição. Marcelindo Carlos Gruner lembrou que seu primeiro emprego foi através de um estágio. “ Aprendi muito, me qualifiquei e depois de formado, fui chamado pela mesma empresa onde realizei estágio. Lá fiquei por mais de 10 anos”, comentou.

Arlindo Rincos disse ser de fundamental importância os serviços prestados pela instituição, tendo em vista que existe muita dificuldade para o ingresso do jovem no mercado de trabalho. “Passando por estes estágios eles já ficam mais conscientes sobre o que querem e podem fazer e como é o mercado de trabalho”, afirmou Rincos.