Tratamento para mulheres com câncer é tema de matérias legislativas

Na sessão desta terça-feira (30) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, um pedido de informação da vereadora Nina Santin Camello (PP) foi aprovado por unanimidade, assim como uma indicação legislativa de sua autoria. O pedido apresentado por ela tem como objetivo obter esclarecimentos sobre a emenda impositiva de bancada no valor de R$ 150 mil, proposta pela deputada federal Angela Amin. Nina solicitou que fossem encaminhadas informações sobre o repasse dos recursos por meio do Fundo Municipal de Saúde jaraguaense, como a data do seu recebimento e qual foi a destinação da verba. A vereadora também ressaltou que a emenda era destinada à compra de toucas inglesas para quimioterapia, porém adverte que elas ainda não foram adquiridas.

Durante a sessão, Nina defendeu a matéria e expôs os fatos relacionados ao tema. Segundo a parlamentar, em 2021, ela e o vereador Osmair Gadotti (MDB) apresentaram uma indicação sugerindo ao Executivo a aquisição das toucas para mulheres que estão em tratamento de câncer com quimioterapia, a fim de evitar a queda de cabelo. No mesmo ano, ela levou esse pedido aos gabinetes de vários deputados federais em Brasília, solicitando emendas parlamentares para colocar a ideia em prática.

“Em 2022, recebemos um ofício da deputada federal Ângela Amin, informando que havia indicado uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para Jaraguá do Sul, destinada à aquisição das toucas de quimioterapia. A indicação foi feita por emenda impositiva com a finalidade específica para compra desse equipamento”, explicou.

Nina afirma que já conversou várias vezes com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, solicitando informações sobre essa aquisição, porém até o momento não recebeu nenhum retorno. A vereadora adverte que há mulheres que precisam fazer quimioterapia e que têm procurado o seu gabinete em busca das toucas, pois sabem que veio a emenda parlamentar. Ela lembra que já foi feito um orçamento sobre os itens no valor de R$ 220 mil para três unidades e que sabe que o valor da emenda não conseguiu cobrir todo o montante, mas também pediu compreensão da Prefeitura jaraguaense em disponibilizar o restante do dinheiro para adquirir os equipamentos.

“A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais temidos por pacientes em tratamento quimioterápico. A queda de cabelo costuma gerar sofrimento e perda de autoestima, especialmente em mulheres”, frisa.

Na mesma sessão, foi aprovada uma indicação legislativa de Nina que pede ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a disponibilização de tratamento (crioterapia capilar) para combate à queda de cabelo induzida pela quimioterapia aos pacientes que estão em tratamento de câncer.

Ambas as matérias foram encaminhadas ao Executivo Municipal para ciência e análise das solicitações feitas pela vereadora.