Três propostas são apresentadas na Câmara para combater a dengue

Nesta terça-feira (27), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul viu ser aprovadas três matérias sobre a necessidade urgente de medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A primeira proposta é uma moção que apela para que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realize a compra imediata de um drone agrícola para aplicação de defensivo contra o mosquito. O objetivo é aprimorar as estratégias de combate à dengue, considerando a situação de emergência em que se encontra Jaraguá do Sul. Os dados epidemiológicos mais recentes revelam um aumento alarmante nos casos de dengue, passando de 342 para 538 em apenas uma semana. A iniciativa também se baseia no sucesso obtido pela Secretaria de Saúde de Chapecó ao utilizar um drone agrícola para aplicação eficiente de biolarvicida em áreas propícias à proliferação do Aedes.

A segunda proposta é uma indicação também para que o Executivo Municipal adquira um drone agrícola, visando sua utilização tanto no combate ao mosquito da dengue em locais de difícil acesso como também para futuras iniciativas de controle do maruim. Além disso, sugere-se que o drone possa ser empregado na pulverização das lavouras municipais, constituindo um recurso valioso para a Secretaria de Agricultura. No entanto, ressalta-se a necessidade de um estudo detalhado sobre a viabilidade e eficácia dessa tecnologia.

Por fim, a terceira proposta é outra indicação para que o Executivo Municipal crie um canal de comunicação rápido, como um número de WhatsApp, para que os cidadãos possam denunciar possíveis focos de dengue, como residências e terrenos baldios. Esta iniciativa é uma resposta às dificuldades relatadas pela comunidade em utilizar os meios de comunicação disponíveis atualmente, como o 0800 e o aplicativo “Jaraguá na Mão”.

As três matérias foram enviadas ao Executivo para ciência das demandas.