Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Up Down apresenta trabalhos em sessão

COMPARTILHE

Entidade luta pela inclusão social de pessoas com síndrome de Down

 

Atendendo requerimento do vereador Eugênio José Juraszek (PP), participou da sessão ordinária desta terça-feira (09), a Presidente da União de Pais pela Síndrome de Down – UP DOWN -, Symone Kopp Gonçalves de Matos. Ela falou sobre as ações da entidade no município.

Symone ressaltou que a entidade é composta por pais de pessoas com síndrome de Down, reunidos com o objetivo de promover o desenvolvimento integral e social das pessoas com T21. Para isto, as ações consistem em compartilhamento de informações, quebra de preconceitos e capacitação de famílias e profissionais.

“Um dos momentos mais marcantes da vida dos pais, é o diagnóstico da síndrome de Down e nessa hora, informação de qualidade é fundamental. O acolhimento às famílias é apenas o início de uma grande jornada, porém, ele pode vir a ser fundamental para a tomada de muitas decisões e inclusive, a forma com que a família irá entender o seu filho”, explicou.

Além de capacitações, a entidade busca também desmistificar a síndrome de Down e trabalhar para o desenvolvimento pleno das pessoas com T21. “Queremos lutar pelos direitos da pessoa com T21 e lutar pela inclusão social”, frisou Symone. A entidade realiza seminários, palestras, conta com projeto acolhimento, rodas de conversa e começará com o projeto “Notificar importa”, um diagnóstico da síndrome de Down em Jaraguá do Sul. “Hoje não sabemos quantas pessoas têm Down no município. Onde está esse público, se estão sendo estimulados. Precisamos desses números”.

A Up Down sobrevive de doações, parcerias, pequenos eventos e venda de produtos (camisetas e porta carregadores de celular).

 

CONTATO UP DOWN:

Endereço: Mal Deodoro da Fonseca 972 sala 14 – centro

Jaraguá do Sul – SC – Edifício Royal Barg

Fone: 47 9995-6983 ou 47 99975-2818

Facebook: Up Down – União de pais pela síndrome de Down