Vereador apela por desassoreamento do Rio Itapocu

Foto: PMJS

Na sessão desta quinta-feira (1°) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Jeferson Cardozo (PL) foi autor de uma moção que solicita às prefeituras que compõe a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) que se unam para desassorear o Rio Itapocu. As cidades envolvidas no trajeto do rio são Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha. O objetivo da proposta é o de diminuir as enchentes e dar mais de segurança à população que mora próximo ao leito, já que o desassoreamento remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios, melhorando o seu escoamento. Isso diminui as inundações decorrentes do transbordamento das águas.

Cardozo lembra que Jaraguá do Sul e região têm vários problemas com as chuvas e com as enchentes causadas por elas. Todavia, ele afirma que isso pode ser contornado com políticas de prevenção. O parlamentar adverte que o processo de assoreamento do Rio Itapocu vem ocorrendo de forma acelerada e que, se nada for feito, problemas maiores acontecerão num futuro próximo.

“O desassoreamento do rio colaboraria com o desenvolvimento regional e conseguinte com a qualidade de vida das pessoas na região, tendo em vista que, a cada ano, elas perdem seus bens e pertences pelas águas e, fatidicamente, vidas são ceifadas”, frisa.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada às prefeituras das cidades citadas.

Sessão:

Sessão Ordinária - 01/12/2022