Vereador apela por melhorias na rede elétrica de área rural

Uma moção de apelo aprovada nesta quinta-feira (3) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul está dando visibilidade a um problema que afeta o meio rural do município: a instabilidade no fornecimento de energia elétrica. A moção, de autoria do vereador Jonathan Reinke (Podemos), apela para que sejam realizadas melhorias na rede elétrica da JGS 481 – Gerhard Gumz – Estrada Jaraguazinho, na localidade do Garibaldi. O pedido é para que a potência oferecida seja aumentada para que possa atender aos moradores do local, sem que haja queda no fornecimento.

O parlamentar adverte que, por conta da precariedade na distribuição de energia, os trabalhadores rurais têm dificuldade em realizar as tarefas do dia a dia que necessitam de equipamentos maiores. Além de garantir o fornecimento, as melhorias devem dar mais segurança aos moradores e impedir danos aos maquinários. Reinke lembra que em outras localidades também há transtornos com a rede elétrica, como o Ribeirão das Pedras e o Rio da Luz. Outra demanda citada pelo vereador durante a sessão foi a iluminação da Rua Henrique Butzke, no bairro Jaraguá 99. Lá os moradores também reclamam da precariedade e da pouca eficiência das lâmpadas instaladas.

A moção de Reinke foi aprovada por unanimidade e enviada ao diretor presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleicio Poleto Martins, e ao gerente regional da Celesc em Jaraguá do Sul, Danilson Agnaldo Mendes Wolff. Em 2021, o vereador fez uma indicação com o mesmo teor, só que reivindicando melhorias na JGS 515 – Conrado Fischer (Tifa Jararaca), porém ainda não foi atendido.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 03/02/2022