A quantidade de hospitais que atendem a população de Jaraguá do Sul foi tema da palavra livre da sessão dessa terça-feira (16). O vereador Cani (PL) alertou para a baixa quantidade de centrais de atendimento frente à crescente população do município.
Em sua fala, ele perguntou ao vereador Jair Pedri (PSD) quantos habitantes a cidade tinha em 1980. Pedri, em resposta, informou que Jaraguá do Sul contava com 48.534 habitantes.
“Quantos hospitais tinha há 40 anos atrás? Dois, né? […] Quantos mil habitantes? 40 mil”, apontou Cani. “Hoje nós temos quase 200 mil habitantes. Quantos hospitais nós temos? Dois. É isso que eu quero que você pense. É isso que a população precisa pensar. Porque vem executivo, vai executivo, vem executivo, vai executivo. Promessas vêm, nada acontece”, lamentou.
O parlamentar informou que um vereador de Araquari, em diálogo, se impressionou com o fato de que Jaraguá do Sul não tenha a construção de novos Pronto Atendimentos em andamento, projeto que está sendo desenvolvido na cidade vizinha.
“Jaraguá do Sul está atrasado nesse quesito. Precisamos que o executivo vá atrás, faça o seu papel, porque nós, vereadores, estamos fazendo o nosso”, cobrou Cani.
Em complemento, a vereadora Natália Lúcia Petry (MDB) salientou o fato de que a estrutura de Jaraguá também atende outros municípios da região, o que sobrecarrega os hospitais já existentes e limita a quantidade de leitos disponíveis.
“Então, a discussão nossa é buscar um hospital regional. Vereador, se nós precisarmos todos juntos sentarmos com o secretário de saúde, com o governo do estado de Santa Catarina, com os nossos deputados e construir e que haja um plano de construção de um hospital regional, os nossos munícipes serão muito bem atendidos”, sugeriu a parlamentar.
Cani levantou sua preocupação, em especial, com a realização de procedimentos cirúrgicos. “Não há mais cirurgia, praticamente, do eletivo, e então todo o esforço da saúde, todo o esforço do executivo vai ser em vão”, afirmou o vereador, que também apontou que a cidade hoje recebe casos de atendimento do litoral.