Vereador faz levantamento para ampliar vagas em creches

O vereador Amarildo Sarti manifestou-se sobre alternativas para a falta de vagas nas creches do município, em decorrência de declarações dadas pelo secretário municipal de Educação, Elson Quil Cardoso, que participou da sessão da Câmara na última quinta-feira, 12.

Sarti disse ter feito nos últimos dias um levantamento que lhe permite apontar soluções para diminuir a demanda reprimida nos centros de educação infantil, que atendem público de zero a quatro anos. Na avaliação dele, é preciso indicar alternativas, e não somente apontar os problemas.

Conforme o vereador, a oferta de um maior número de vagas pelo poder público é possível por meio de convênios com instituições privadas e filantrópicas. Na tribuna, ele citou inclusive a documentação necessária para o cadastramento. A aquisição, informou, não pode exceder 49% do total de vagas oferecidas pela unidade de ensino.

Segundo informado pelo secretário, uma criança matriculado no centro de educação representa um custo mensal de R$ 945. Na rede particular, informou Sarti, as mensalidades variam entre R$ 600 e R$ 870 no período integral e de R$ 400 a R$ 600 em meio período. Ele também lembrou que para atender a demanda somente considerando os nascimentos na cidade, seriam 2400 vagas ao ano.

O vereador calcula que a economia com a compra de vagas – menos onerosas se comparadas às da estrutura pública – poderia chegar a R$ 7 milhões ao ano, ou R$ 600 mil ao mês. “Se houver um trabalho pari passu entre poder público e iniciativa privada estes números podem melhorar. Isso não acontece do dia para a noite. Se começar a planejar talvez em 2018 começa a estruturar este tipo de trabalho. A grande verdade é que precisamos começar”, disse.