Vereador pede mais iluminação pública em áreas rurais

O vereador Osmair Gadotti (MDB) fez uma moção de apelo, aprovada na sessão desta terça-feira (11) na Câmara Municipal, que solicita à Celesc e à Prefeitura de Jaraguá do Sul a manutenção e a ampliação da rede de iluminação pública no interior do município. O objetivo do parlamentar é dar mais segurança aos moradores das áreas rurais.

Gadotti argumenta que, por conta do novo contrato para o transporte público coletivo no município, assinado no início de 2021, houve uma grande redução na quantidade de linhas de ônibus que vão até as comunidades no interior. Isso aumentou os riscos da população que precisa se deslocar a pé até os pontos de ônibus que, na maior parte das vezes, fica distante de suas residências. Como exemplo, o vereador cita os trabalhadores que utilizam o transporte coletivo todos os dias, inclusive em horários noturnos. “Muitos têm de se deslocar às vezes por centenas de metros para chegar no primeiro ponto”, frisa.

Gadotti adverte que ainda há nas áreas ruais muitas ruas sem iluminação nos postes. Ele lembra que essas mesmas pessoas que sentem necessidade da iluminação pública pagam a Cosip: Contribuição para o Custeio de Serviços de Iluminação Pública, mesmo não usufruindo do serviço em sua totalidade.

O vereador Jonathan Reinke (Podemos) fez coro ao pedido e lembrou que a maior parte das lâmpadas antigas da iluminação pública de Jaraguá do Sul está sendo trocada por lâmpadas de LED. Por conta disto, ele pediu à Secretaria de Planejamento e Urbanismo que utilize essas lâmpadas mais velhas em locais onde ainda não há nenhuma iluminação. “A iluminação que ilumina pouco para nós, para quem não tem nada, já é uma grande coisa”, destaca.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 11/05/2021