Vereador propõe ampliação do atendimento de Farmácia Básica

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) foi autor de três indicações, na sessão desta quinta-feira (12) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, que pedem à Prefeitura várias ações na área de assistência farmacêutica a fim de melhorar o atendimento à população. A primeira delas solicita a ampliação do horário de atendimento da Farmácia Básica do município, que funciona hoje na Rua Padre Francken, no Centro, ao lado do Terminal Urbano e que tem uma unidade de apoio no prédio da Unisociesc, no Jaraguá do Sul Park Shopping. O objetivo da proposta é que os munícipes tenham mais opções de horários para poder recorrer à Farmácia.

“Por exemplo: um pai de família está com uma criança no hospital após o horário das 17h, sai do hospital, ganha alta, já vai na farmácia, retira a medicação e vai pra casa”, explicou.

Outra indicação do parlamentar pede a implantação de uma nova Farmácia Básica no bairro Santo Antônio a fim de oferecer atendimento à população daquela região, que também conta com moradores dos bairros Amizade, Nereu Ramos, Três Rios do Sul e Três Rios do Norte. Ele lembra que no Santo Antônio existe um dispensário de medicamentos da Prefeitura, mas que conta com poucos medicamentos. O pedido de Almeida é para a construção de uma nova unidade, completa e que possa dar conta de toda a demanda do local.

E, para organizar tudo isso, o vereador ainda sugere a implantação de uma Política Pública Municipal de Assistência Farmacêutica em Jaraguá do Sul. A ideia é que o atendimento seja personalizado e com qualificação em todo o processo, desde a entrega da medicação até o término do tratamento da pessoa. “Temos que ter um trabalho técnico de acompanhamento da medicação e não só entregar por entregar, tem que ter a orientação necessária de como usar e como proceder”, esclarece.

As indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para análise do prefeito Jair Franzner e do secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti.

Sessão:

Sessão Ordinária - 12/05/2022