Vereador propõe composto de borracha em passagens de linha férrea

Na sessão da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (31), o vereador Anderson Kassner (Progressistas) sugeriu à Prefeitura, através de indicação, a adoção de um composto de borracha vulcanizada nas passagens de nível da linha férrea. O material substituiria o asfalto tradicional e traria mais segurança e conforto aos motoristas, ciclistas e pedestres que passam por esses locais, já que com ele há menos trepidação e maior aderência dos pneus ao solo. O parlamentar explica também que o piso feito com o composto é mais resistente e duradouro, com vida útil de 15 a 20 anos. “O asfalto estraga muito rápido em função do atrito causado pelo trem”, justifica.

Kassner entende que nem todas as passagens de trem em Jaraguá do Sul podem receber o material, mas propõe que o sistema seja implantado nas que tenham maior circulação. Ele conta que conheceu a ideia em viagem à Alemanha.

Rua com composto de borracha vulcanizada na Alemanha

Outra proposta do vereador é a instalação de pisos de borracha pré-moldados. A ideia vem do município de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que conta com o material desde 2007. A instalação dessas placas é fácil e não precisa de muita mão de obra e nem de grandes equipamentos, esclarece Kassner.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 31/08/2021