Vereador propõe espaços exclusivos para motos no trânsito

Na sessão desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram duas indicações de Ronnie Leonel Lux (MDB) que visam aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego na cidade. A primeira sugere que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria competente, realize a implantação de espaços exclusivos para motos nos semáforos. Esses espaços, conhecidos como “bolsões”, são áreas delimitadas nos cruzamentos, permitindo que motocicletas aguardem a abertura dos semáforos à frente de carros, ônibus e caminhões. Essa medida tem como principal objetivo evitar que motos fiquem paradas entre os carros enquanto o semáforo estiver fechado, reduzindo assim o risco de acidentes na hora da saída dos veículos.

A segunda proposta diz respeito à implantação da “faixa azul”. Inspirada no projeto piloto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, criado em janeiro deste ano, a faixa azul visa a organização do espaço compartilhado entre motos e carros. Ela não é exclusiva nem obrigatória, mas é sinalizada entre duas faixas de rolamento, normalmente já utilizadas pelos motociclistas, para que estes possam transitar com mais disciplina, sem alterar a dinâmica da via.

Segundo Lux, os projetos pilotos da faixa azul em São Paulo obtiveram uma adesão surpreendente de cerca de 88% dos motociclistas que circulam nos locais. Além disso, pesquisas mostraram que 96% dos motociclistas acreditam que essa medida melhorou significativamente a segurança deles, enquanto 72% dos motoristas avaliaram a faixa azul como uma medida positiva para o trânsito.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.