Vereador quer placas de sinalização em rios sobre riscos de afogamento

Na sessão desta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação do vereador Osmair Gadotti que pede que o Executivo Municipal, por meio do setor competente, providencie com urgência a colocação de placas de sinalização de risco de afogamento nas margens do Rio Itapocu, na Estrada JGS 80 – Joaquim Pincegher, e nas proximidades da Ponte Alberto Bauer, localizada no Bairro Nereu Ramos.

A justificativa apresentada pelo parlamentar é baseada na crescente procura por locais de banho nos rios da região, especialmente com a chegada do verão, o que tem exposto os banhistas ao perigo de afogamentos. Recentemente, no último final de semana, um trágico incidente ocorreu, reforçando a necessidade de medidas preventivas. Um menino de apenas 13 anos perdeu a vida após se afogar no Rio Itapocu, gerando comoção na comunidade e preocupação com a segurança dos frequentadores dessas áreas de lazer.

A instalação de placas de sinalização de risco de afogamento visa alertar os banhistas sobre os perigos presentes no local, encorajando-os a tomar precauções adicionais ao se aventurarem nas águas do Rio Itapocu. A medida é vista como crucial para evitar tragédias similares no futuro e garantir a segurança da população que busca se refrescar nos rios durante a temporada de forte calor.

Gadotti afirma que também vai protocolar uma moção de apelo direcionada à Secretaria Municipal de Educação e à Gerência Estadual de Educação para que um debate sobre o assunto seja feito dentro das salas de aulas e para que os jovens sejam conscientizados dos perigos que correm ao entrar em rios, praias e lagos.

“Para que pais, professores e alunos divulguem esse assunto. Para que a gente possa ter um verão mais tranquilo, sem incidentes dessa natureza”, frisou Gadotti.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência da solicitação.