Vereadora alerta para aumento nos focos do mosquito da dengue

A vereadora Sirley Schappo (Novo) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta terça-feira (26), para fazer um alerta sobre o aumento no número de focos do Aedes aegypti em Jaraguá do Sul. Ela trouxe os dados apontados pela Prefeitura jaraguaense que mostram que, apenas nos cinco primeiros meses de 2021, os focos do mosquito já somam 385, quatro vezes mais do que no ano passado inteiro. “É muita diferença. É um descuido com o entorno das residências”, adverte.

Sirley também citou dados do boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, de 15 de maio, que apontam que atualmente Jaraguá do Sul é considerada uma cidade infestada pelo Aedes aegypti. Ela também lembra que há dois casos de pessoas com dengue no município e que, na cidade vizinha Joinville, já há registrado em 2021 três mortes pela doença. Antes disso, “as últimas duas mortes por dengue em Santa Catarina foram em 2016, em cidades do oeste”, recorda.

Para a parlamentar, este é um problema que, se não for tratado com seriedade pela população, em pouco tempo estará causando a mesma aflição que já tem causado o coronavírus. A vereadora afirma que essa questão não vai ser resolvida apenas pelo Poder Público, mas sim com todo o esforço da sociedade. Ela lembra que as equipes de vigilância estão trabalhando por todo o município a fim de identificar os focos de mosquito e que a população precisa ser parceira e ajudar no combate.

Bairros com mais focos do mosquito
Centro – 109
Vila Nova – 47
Ilha da Figueira – 25
Nova Brasília – 23
Vila Lenzi – 23
Estrada Nova – 22
Chico de Paulo – 20
Vila Baependi – 19

Cuidados para evitar a criação de focos

• Tampe os tonéis e caixas-d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e fontes ornamentais;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélias e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Pneus devem ser mantidos em local coberto.

Para denúncias de possíveis criadouros do mosquito: Ouvidoria SUS – 0800-642-0136.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 25/05/2021