Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadora discute instalação de CAPS III em Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

O anúncio da instalação de um CAPS III em Jaraguá do Sul foi assunto no Plenário Victor Bauer na sessão dessa quinta-feira (4). A vereadora Sirley Schappo (Novo) comentou a notícia na palavra livre, momento em que ressaltou a necessidade de cuidados nos tratamentos para a saúde mental no município. Segundo ela, a atual estrutura nessa área é deficitária.

O CAPS III é o serviço de mais complexidade na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura é preparada para funcionar sem interrupção, focado em internações de curta duração e em rotinas terapêuticas humanizadas de oficinas e acompanhamento multiprofissional.

Os recursos para a construção e implementação vieram de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) no valor de R$ 2,5 milhões. O novo serviço funcionará no bairro Vila Lenzi. Schappo diferenciou os tipos de CAPS, os Centros de Atenção Psicossocial, existentes hoje.

“Nós já temos na cidade o CAPS I e o CAPS II, mas o CAPS III trabalha com aquelas pessoas que estão em surto e que hoje acabam ficando no hospital, muitas vezes no corredor, dificultando o tratamento delas e o atendimento dos outros pacientes”, explicou. A parlamentar reforçou que o CAPS III não é um hospital psiquiátrico, mas um local onde pacientes podem ficar 15 dias para medicação e acolhimento. Após o período, eles são liberados.

Sirley também comemorou o fato de que há a possibilidade da instalação de nove leitos psiquiátricos no município vizinho de Massaranduba, atendendo dessa forma a região da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu). Nessas estruturas, os pacientes podem ficar internados por mais tempo.

Ela avaliou o impacto para a população. “Vai resolver o problema? Não. Infelizmente, nós temos muitas pessoas em Jaraguá do Sul e região com a saúde mental comprometida, mas já é um avanço”, afirmou. A vereadora ainda agradeceu o deputado Dr. Vicente Caropreso e os envolvidos pela destinação.

Acessar o conteúdo