Vereadora indica educação financeira nas escolas municipais

Foto: Tereza Sobreira-Arquivo MEC

Na sessão desta quinta-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) sugeriu que o Executivo ofereça aos professores da Rede Municipal de Ensino uma qualificação em educação financeira através de cursos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Ela relatou na tribuna da Casa de Leis que o MEC anunciou recentemente que está firmando uma parceria com a Comissão de Valores Mobiliários – uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia – para a criação de uma plataforma de cursos que pretende capacitar 500 mil professores do Brasil. As aulas serão online e gratuitas.

“A educação financeira é fundamental para o progresso social e econômico de um país. A população educada financeiramente, saberá gerir melhor seus salários e bens, saberá poupar e investir com inteligência, trazendo mais segurança e qualidade de vida no futuro, assim como passará a entender melhor sobre economia e mercado”, ressaltou Nina.

A parlamentar também quer que a Prefeitura viabilize programas e ações voltadas para a educação financeira nas escolas que atenda os alunos. Dessa forma, ela acredita que eles poderão desenvolver uma relação consciente, responsável e autônoma dos recursos financeiros desde a infância. “A inclusão de programas e matérias na rede municipal de ensino é fundamental para formação de cidadãos conscientes e atuantes em sua vida financeira desde as primeiras fases escolares”, explica.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Nina também foi autora de uma indicação que pede a inclusão de Programas de Educação e Cidadania no Trânsito. O objetivo é formar uma geração de pessoas com valores e respeito à vida, que possam melhorar a qualidade dos motoristas na cidade e no país. Para ela, a educação no trânsito deve ser constantemente trabalhada nas escolas, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes e preparados.

Todas as indicações sugerindo as propostas foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas ao Executivo para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 09/09/2021