Vereadora Mirim destaca Outubro Rosa em sessão

A vereadora mirim Bianca Isabela Vaz (EMEB Cristina Marcatto), na sessão desta quarta-feira (27), ressaltou o encerramento da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Vestida com um lenço rosa, ela sublinhou o texto da doutora Patrícia Brandão publicado no blog Clínica da Criança e do Adolescente que faz uma reflexão sobre a doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCa), é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. O texto ainda alerta que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com ações como prática de atividade física, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e o consumo reduzido de bebidas alcoólicas.

Entre os vereadores adultos, o tema já havia sido abordado em sessão. Na ocasião, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Márcia Silveira, para divulgação das atividades da instituição sobre o Outubro Rosa 2021 com o lema “Amor que cabe no peito”. Ela também apresentou dados sobre o câncer de mama em Jaraguá do Sul. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), no ano de 2020, 18 mulheres morreram em decorrência da doença no município. Em 2021, até junho, foram registradas 7 mortes.

Bianca também chamou atenção para a questão e pediu que as mulheres se previnam. “Que o Outubro Rosa desperte nosso olhar para o autocuidado o ano inteiro”, concluiu a mirim.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 27.10.2021