Vereadora mirim faz discurso por valorização e incentivo à leitura

Foto: Freepik

A vereadora mirim de Jaraguá do Sul Isabella Stechechen (EMEB Guilherme Hanemann) usou a tribuna do Legislativo Municipal para propor um desafio à população jaraguaense: investir no hábito de leitura e na formação de novos leitores. Essa foi uma parte do seu discurso durante a Palavra Livre da sessão mirim desta quarta-feira (25). A mirim afirma que ler possibilita o acesso às informações de forma mais sábia, permitindo uma melhor construção do nosso conhecimento, por isso precisa ser constantemente fomentado com ações, contínuas e integradas, entre todos os que estão envolvidos com a Educação. “Quem lê adquire cultura, escreve melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar”, explica.

Porém, ela destaca que, mesmo com a tecnologia e suas diversas novas formas de acesso à informação, a leitura em material impresso ainda precisa ser cultivada e incentivada.

Isabella Stechechen conta que desde cedo foi incentivada a ler

Isabella lembra que as escolas municipais de Jaraguá do Sul desenvolvem inúmeras iniciativas de incentivo à leitura, como a atividade quinzenal de empréstimos de livros, as contações de histórias e os concursos de declamação. Para ela, as bibliotecas precisam ser cada vez mais um ambiente convidativo e acolhedor, com acervos diversificados de livros.

A parlamentar mirim ressalta que, em 2021, a Prefeitura jaraguaense repassou R$ 15 mil para as escolas investirem na compra de livros e que a iniciativa a deixou muito entusiasmada. Ela pediu que isso vire uma política permanente da Administração Municipal, inclusive através de projeto de lei.

Isabella conta que foi estimulada desde cedo a ler e, com isso, aprendeu a reconhecer a importância da leitura na vida escolar e na vida em sociedade. “Registro aqui o meu agradecimento e a minha singela homenagem aos professores e profissionais que me incentivaram e aos que continuam me incentivando a ser uma aluna leitora, bem como a todos os profissionais que acreditam na importância da leitura e que, por isso, não medem esforços para a formação de leitores”, finaliza.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 25/08/2021