Vereadora mirim sugere absorventes femininos em escolas

Na sessão mirim desta quarta-feira (16) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora mirim Maria Carollini Maes fez uma indicação pedindo que a Prefeitura de Jaraguá do Sul disponibilize absorventes íntimos em locais adequados nos banheiros femininos das escolas municipais. O objetivo é o de evitar constrangimentos e situações adversas para as meninas que frequentam a rede pública de ensino. “Às vezes através da sua primeira menstruação ou até por virem fora do período menstrual”, frisa.

A mirim entende que há pouca informação sobre o assunto entre as estudantes e isso acaba deixando-as desprevenidas em casos de urgência. “Poderia ser muito mais simples se houvesse uma caixa de absorventes femininos nos banheiros ou até mesmo na sala da coordenação, para que, passando por uma urgência, as meninas tenham onde recorrer caso não estejam preparadas”, explica.

Maria Carollini ainda aconselha que, caso a adoção do projeto não seja possível, a Administração Municipal realize campanhas informativas nas escolas para que todas as meninas saibam da necessidade desses itens, “pois absorventes femininos são produtos de saúde básica”. Ela ainda pediu o apoio das vereadoras Nina Santin Camello (Progressistas) e Sirley Schappo (Novo) e do vereador Jair Pedri (PSD), que já manifestaram a intenção de sugerir ao Executivo a mesma medida.

A indicação foi aprovada por unanimidade e será enviada à Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 16.06.2021