Um requerimento que pede a inclusão do Dia do Boi de Mamão ao Calendário Oficial do Município foi aprovado pela Câmara Mirim de Jaraguá do Sul na sessão dessa quarta-feira (5). A autoria é da mirim Julia Lemes Terres e busca integrar a comemoração ao dia 22 de agosto, sendo celebrado junto com o Dia do Folclore.
A manifestação cultural, preservada em Jaraguá do Sul, é típica do litoral catarinense, com destaque em Florianópolis, capital do estado. A festa popular inclui um auto que conta a história da morte, a cura e a ressurreição de um boi, incluindo personagens e elementos musicais que partilham origens açorianas, africanas e nordestinas.
O requerimento destaca o trabalho feito pela E.M.E.B. Rio Molha, que mantém viva a tradição, transmitindo-a às novas gerações, às famílias e à comunidade. Além disso, a minuta também sugere que o Executivo poderá desenvolver atividades alusivas à data em conjunto com instituições de ensino, grupos culturais e a comunidade em geral.
“Trata-se, portanto, de um reconhecimento justo e necessário àqueles que se dedicam a manter viva essa tradição, além de uma oportunidade para que crianças, jovens e adultos tenham acesso e contato direto com as riquezas do nosso folclore”, justifica Terres.
O documento aprovado contém a minuta de um projeto de lei e será encaminhado ao presidente da Câmara Municipal, vereador Almeida (MDB), que poderá incluir na pauta das sessões do Legislativo Jaraguaense. A criação da data depende de aprovação da medida no Plenário pelos vereadores.