Vereadora pede inclusão de kit postinho no Minha Casa Melhor

A vereadora Nina Santin Camello (Progressistas), na sessão desta quinta-feira (29), fez uma indicação à Prefeitura de Jaraguá do Sul na intenção de alterar a lei municipal n° 8.211/2019 e incluir o kit postinho da Celesc no Programa Minha Casa Melhor. O kit constitui-se de um pequeno poste de energia elétrica com caixa de medição incorporada, ou seja, a caixa medidora de energia vem embutida no poste. Dentro dele também é instalado a fiação, os disjuntores, o Dispositivo Protetor de Surtos (DPS), a haste de aterramento e conectores. O poste é produzido por fabricantes homologados pela Celesc e pode ser adquirido por um preço que varia entre R$ 2.500,00 a R$ 3.700,00. Porém, Nina alerta que as famílias de baixa renda não têm condições de comprá-los.

­Segundo a parlamentar, muitos moradores a têm procurado a fim de buscar ajuda para conseguir esses equipamentos. “Muitos acabam fazendo um ‘rabixo’ na rede elétrica da casa de vizinhos para puxar energia para sua residência, colocando todos em risco”, adverte.

Nina lembra que o Programa Minha Casa Melhor compreende a doação de materiais de construção a essas pessoas, como equipamentos sanitários, esquadrias, ferragens, vidraçaria, revestimentos, material hidráulico e elétrico. A operacionalização do programa e o acompanhamento das famílias são realizados pela equipe técnica do serviço social, engenharia e arquitetura da Secretaria de Assistência Social e Habitação. “Além dos itens já previstos na referida lei, há necessidade de inclusão do kit postinho da Celesc, uma vez que em diversos imóveis há necessidade de instalação ou adequação do padrão de entrada para famílias de baixa renda, que não conseguem arcar com tal custo”, explica Nina.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 29/07/21